Luis Carlos propõe a implantação de novos cursos na ETEC de Tupã

O presidente da Câmara Municipal, Luis Carlos Sanches, propôs a implantação de novos cursos do Centro Paula Souza.

Publicado em: 27 de novembro de 2012

Com o objetivo de ampliar as oportunidades de qualificação profissional em Tupã, o presidente da Câmara Municipal, Luis Carlos Sanches, propôs a implantação de novos cursos do Centro Paula Souza. O parlamentar está buscando apoio político a fim de viabilizar a vinda de novos cursos técnicos para a Escola Técnica Estadual (ETEC) Professor Massuyuki Kawano.

Após ter indicação aprovada pela Câmara Municipal na sessão do dia 19 deste mês, o vereador Luis Carlos encaminhou ofícios ao prefeito Waldemir Gonçalves Lopes, ao diretor da ETEC de Tupã, Mauro Guerra, ao deputado federal Cândido Vaccarezza (PT), ao deputado estadual Campos Machado (PTB), ao governador Geraldo Alckmin, ao secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Luiz Carlos Quadrelli, e à superintendente do Centro Paula Souza, Laura Lagana.

Luis Carlos propôs a implantação dos seguintes cursos técnicos: Fotografia Digital, Jardinagem, Segurança do Trabalho, Açúcar e Álcool, Mecânica, Eletrônica, Marketing, Dança, Hospedagem, Cozinha, Turismo Receptivo, Nutrição e Dietética, Meio Ambiente, Logística e Desenho de Construção Civil.

Segundo Luis Carlos, a ETEC Professor Massuyuki Kawano já possui os seguintes cursos: ensino médio, Administração, Comércio, Contabilidade, Desenho de Construção Civil, Enfermagem, Farmácia, Secretariado, Informática e Informática para internet.  “A ETEC de Tupã é considerada uma das melhores escolas técnicas do Estado de São Paulo. Precisamos ampliar a oferta de cursos técnicos para formar profissionalmente nossos jovens. O índice de empregabilidade dos ex-alunos do Centro Paula Souza é alto. Por isso, novos cursos ajudariam a suprir as demandas do mercado de trabalho de nossa região”, explica.

Autarquia do Governo do Estado de São Paulo vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, o Centro Paula Souza administra 209 Escolas Técnicas (ETECs) e 56 Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais em 159 municípios paulistas. As ETECs atendem cerca de 220 mil estudantes nos ensinos técnico e médio. Atualmente, são oferecidos 120 cursos técnicos para os setores Industrial, Agropecuário e de Serviços. Este número inclui 3 cursos técnicos oferecidos na modalidade semipresencial, 20 cursos técnicos integrados ao Ensino Médio e 2 cursos técnicos integrados ao Ensino Médio na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA). Já nas Fatecs, mais de 61 mil alunos estão matriculados nos 62 cursos de graduação tecnológica.