Telma Tulim destaca que Centro Dia do Idoso trará mais qualidade para a terceira idade

A vereadora Telma comemorou o anúncio da criação do Centro Dia do Idoso em Tupã.Em maio deste ano, a parlamentar apresentou indicação deste investimento.

Publicado em: 07 de dezembro de 2012

 Vereadora apresentou indicação solicitando ao governo estadual esse investimento

 

A vereadora Telma Tulim comemorou o anúncio da criação do Centro Dia do Idoso em Tupã, feito pelo governo estadual durante o lançamento do Selo São Paulo Amigo do Idoso. Em maio deste ano, a parlamentar apresentou uma indicação (nº 234/12) solicitando ao Poder Executivo e ao deputado estadual Mauro Bragato (PSDB), que intercedessem pela implantação deste projeto no município.

O Centro Dia do Idoso é coordenado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Seds), que apoia municípios para a implantação de espaços de acolhimento, proteção e convivência de idosos semidependentes, com idade igual ou superior a 60 anos. “Essa é uma importante conquista para Tupã. Fico feliz porque o governo estadual se demonstrou sensível a esse nosso pedido”, comenta a Dra. Telma.

De acordo com a vereadora Dra. Telma, o Centro Dia é uma alternativa para o envelhecimento com qualidade. “Durante o dia, as famílias poderão deixar seu idoso no Centro que terá várias atividades de cultura, lazer, alimentação e atendimento médico, entre outros. Ao final da tarde, o idoso estará de volta à sua casa e sem perder seus vínculos familiares”, explica.

No Centro Dia do Idoso será prestada assistência multiprofissional gratuita aos idosos, bem como à sua família. A unidade deverá contar com equipe interdisciplinar composta por gestor de Gerontologia, familiares cuidadores (diretos e indiretos), profissionais da saúde e do serviço social; estudantes estagiários e voluntários.

Segundo dados da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Seds), até 2050, a população idosa deverá representar 22% da população mundial. Deste número, mais de 80% viverá em países em desenvolvimento. E pela primeira vez na história da humanidade, teremos no mundo mais idosos do que crianças. “É de fundamental importância a ação conjunta da população e do Poder Público para que o aumento do número de anos vividos venha acompanhado de boa qualidade de vida, bem estar social, físico e psíquico. Por isso, sugerimos a criação do Centro Dia para Idosos a fim de melhorar a qualidade de vida dessa parcela da população”, explica a Dra. Telma.

Além de Tupã, o governo estadual implantará Centro Dia do Idoso em Presidente Prudente, Assis, Andradina e Ourinhos.

 

Tiago Pettenuci

Assessor de Comunicação


Publicado por: Tiago Pettenuci, assessor de comunicação

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!