Vereador Valdir recebe Associação dos Tropeiros de Assis

O vereador Valdir de Oliveira Mendes recepcionou a Associação dos Tropeiros de Assis (ATA), que há 10 anos realiza sua cavalgada até Tupã.

Publicado em: 23 de janeiro de 2013

O vereador Valdir de Oliveira Mendes recepcionou, na manhã de ontem, a Associação dos Tropeiros de Assis (ATA), que há 10 anos realiza sua cavalgada até Tupã. O encontro ocorreu no Museu Histórico e Pedagógico Índia Vanuíre, tendo a presença do prefeito Manoel Gaspar, do secretário municipal de Cultura, Charles dos Passos, da secretária municipal de Turismo, Márcia Félix da Silva, do presidente da Comitiva Tropeira de Tupã, Luiz Gonzaga Tovo (Nanguinho), e da gerente do museu, Tamimi Rayes Borsatto.

A ideia desse passeio realizado pela ATA surgiu com a criação do acervo dos tropeiros de Tupã. Para chegar até aqui, os tropeiros de Assis viajaram cerca de 100 quilômetros. Além de visitar o Museu Índia Vanuíre, o grupo também visitou a Casa dos Velhos e o acervo tropeiro que fica numa sala provisória no terminal rodoviário. Assim que for concluída a obra do Museu dos Tropeiros, as peças, os documentos e objetos que fazem parte da cultura tropeira serão transferidos para este novo atrativo da estância turística.

Incentivador da cultura tropeira em Tupã, o vereador Valdir de Oliveira Mendes foi quem viabilizou recursos com governo federal para a construção do Museu dos Tropeiros, na antiga estação ferroviária de Tupã. O parlamentar tupãense contou o apoio político dos deputados federais Jilmar Tatto e Antonio Carlos Biffi, para a construção deste novo atrativo.

O Museu dos Tropeiros terá sala de administração, sala reserva, sala de exposição temporária, sala de exposição fixa, recepção, banheiros para funcionários, banheiros masculino e feminino para o público e um auditório.

Durante seu discurso, o vereador Valdir disse que espera a conclusão do Museu dos Tropeiros ainda neste semestre. O parlamentar também parabenizou os cavaleiros de Assis pela cavalgada que realizam há 10 anos. “É muito importante preservar essa tradição. Assim que o museu ficar pronto, teremos um espaço totalmente equipado para guardar a história dos tropeiros”, ressaltou.