Câmara aprova recursos para construção do teatro municipal

Vereador Luis Carlos Sanches, responsável por indicar verba do turismo para construção do espaço, comemora conquista

Publicado em: 23 de fevereiro de 2010

A Câmara aprovou por unanimidade o Projeto de Lei 11/10, que autoriza abertura de crédito especial no valor de R$ 1.796.941,49 para reforma, restauração e ampliação do Espaço das Artes. A proposta engloba a construção do Teatro Municipal, projeto defendido pelo vereador Luis Carlos Sanches (PTB), que sugeriu ao prefeito Waldemir utilizar a verba do DADE (Departamento de Apoio às Estâncias do Estado de São Paulo) na execução da obra.

“A sugestão foi prontamente aceita pelo prefeito Waldemir e pela secretária de Cultura e Turismo, Aracelis Morales, e agora, com a aprovação dos recursos, o sonho antigo dos grupos de teatro de Tupã começa a ganhar realidade”, comentou Luis Carlos, que aproveitou para agradecer o apoio da administração municipal nesta importante conquista para a produção teatral e que na sua opinião, representará um marco para a cultura do município.

O convênio que transfere os recursos do Fundo de Melhorias das Estâncias para reforma do Espaço das Artes e construção do Teatro Municipal, celebrado entre a Prefeitura de Tupã e o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Economia e Planejamento, foi assinado em 29 de dezembro do ano passado.

Luis Carlos explica que os recursos do Estado serão repassados à Prefeitura em três parcelas, sendo a primeira de R$ 718.776,59, e as duas últimas de R$ 539.082,45, totalizando R$ 1.796.941,49. “Essas parcelas serão liberadas de acordo com a periodicidade dos serviços realizados, daí a necessidade de abertura de crédito especial”, observou.

Ligado à cultura, o vereador afirma que construção do teatro vai ampliar a produção teatral do município, já bastante em ascensão. “Ao longo das últimas décadas, o teatro vem sendo desenvolvido por vários grupos que, mesmo de forma amadora, estão conseguindo obter sucesso de público. Algumas produções locais, inclusive, receberam prêmios nas esferas regional, estadual e até mesmo nacional”, ressaltou.

Foi justamente esse sucesso, aliado à reivindicação antiga dos grupos teatrais, que motivou o vereador a buscar apoio para melhorar a estrutura dos grupos e das peças e com isso, aproximar a população do teatro, incentivando a cultura no município.

“A construção de um espaço público adequado e amplo é a estrutura necessária para essa expansão, que virá através do Teatro Municipal”, comemorou Luis Carlos.

Andréia Simões
Assessoria da Câmara Municipal