Valdir apresenta pedidos ao secretário estadual Bruno Covas

O vereador Valdir se reuniu com o secretário estadual do Meio Ambiente, Bruno Covas, para discutir a inclusão de Tupã no Programa Município “VerdeAzul”.

Publicado em: 06 de março de 2013

Parlamentar solicitou inclusão de Tupã no Município “VerdeAzul” e dois caminhões

O vereador Valdir de Oliveira Mendes, juntamente com o prefeito Manoel Gaspar e com ex-vereador Lucas Machado, se reuniu com o secretário estadual do Meio Ambiente, Bruno Covas, para discutir a inclusão de Tupã no Programa Município “VerdeAzul” (PMVA). O parlamentar apresentou uma indicação ao titular da pasta.

Em 2007, o governo de São Paulo lançou o Programa Município “VerdeAzul”. Trata-se de um projeto ambiental inovador da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, cujo objetivo é ganhar eficiência na gestão ambiental através da descentralização e valorização da base da sociedade. “O Programa visa estimular e capacitar as prefeituras a implementarem e desenvolverem uma Agenda ambiental estratégica”, explica o vereador Valdir.

Ao final de cada ciclo anual é avaliada a eficácia dos Municípios na condução das ações propostas na Agenda. A partir dessa avaliação, são disponibilizados à SMA, ao Governo de Estado, às Prefeituras e à população o Indicador de Avaliação Ambiental (IAA). “A participação do Município no PMVA é pré-requisito para a liberação de recursos do Fundo Estadual de Controle da Poluição (FECOP), controlado pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente.

Segundo o vereador Valdir, a adesão de todos os 645 municípios do Estado de São Paulo ao Programa se deu a partir da assinatura de um Protocolo de Intenções onde, estão propostas 10 Diretivas, que abordam questões ambientais prioritárias a serem desenvolvidas. A Secretaria do Meio Ambiente, por sua vez, oferece capacitação técnica às equipes locais e lança anualmente o Ranking Ambiental dos municípios paulistas.

Caminhões

Durante o encontro com Bruno Covas, o vereador Valdir também solicitou ao secretário que estude a possibilidade de liberar recursos para compra de dois caminhões para coleta de lixo orgânico. “O objetivo desta indicação é tornar a coleta mais eficiente, em virtude da necessidade e demanda de nossa população”, ressaltou.