Câmara elogia governador Serra por barrar privatização da CESP

Danilo Aguillar apresentou Moção de Congratulações parabenizando decisão do governo, que autorizou estatal a reiniciar seu plano de expansão

Publicado em: 19 de fevereiro de 2010

A Câmara Municipal aprovou Moção de Congratulações de autoria do vereador Danilo Aguillar (PSB), parabenizando o governador José Serra pela decisão de não privatizar a Companhia Energética de São Paulo (CESP).

Na opinião do vereador, a decisão foi correta, pois a manutenção e a correta administração das empresas públicas são fontes seguras de volumosas receitas patrimoniais.

“Entendemos que o Estado, em sua três esferas, deveria buscar meios de aumentar suas receitas patrimoniais, para que no futuro a carga tributária pudesse ser menor, daí o motivo pelo qual consideramos correta a decisão do governador de abandonar o plano de privatização da CESP, que ficou amarrado durante toda a década”, explica Danilo.

Pré-candidato à Presidência da República pelo PSDB, José Serra ordenou que a CESP retome seus planos de investimento e que siga os passos trilhados pela Cemig, a estatal mineira que hoje é uma das companhias que mais investem na expansão da capacidade de produção.

A mudança de rumo do governo do Estado foi dada quando o Conselho de Administração da CESP indicou Vilson Daniel Christofari como novo diretor-presidente da empresa. Ele assumiu o posto em 19 de janeiro, no lugar de Guilherme Augusto Cirne de Toledo, homem com longa história na CESP, responsável por todo o plano de privatização da companhia.

De acordo com informações divulgadas na mídia nacional, a CESP pretende retomar estudos antigos para aproveitamento de pequenas centrais hidrelétricas no território paulista e avalia ainda empreendimentos de fazendas eólicas também em São Paulo, sobretudo em áreas da própria companhia.

Andréia Simões
Assessoria da Câmara Municipal