Tupã será sede da reunião de capacitação do Programa Município VerdeAzul

Após a solicitação do vereador Valdir, a Estância Turística de Tupã será sede da reunião de capacitação do programa Município VerdeAzul.

Publicado em: 27 de março de 2013

 Governo estadual atendeu indicação do vereador Valdir de Oliveira Mendes

   

 

Após a solicitação do vereador Valdir de Oliveira Mendes, a Estância Turística de Tupã será sede da reunião de capacitação do programa Município VerdeAzul (PMVA), da Secretaria Estadual do Meio Ambiente. O evento, que acontecerá no dia 9 de abril, reunirá 79 municípios da região de Tupã, Marília e Presidente Prudente.

Por meio da indicação 84/2013, o vereador Valdir defendeu a inclusão de Tupã como sede do Programa Município VerdeAzul. O parlamentar, juntamente com o prefeito Manoel Gaspar e o com ex-vereador Lucas Machado, esteve em São Paulo, onde se reuniu com o secretário estadual do Meio Ambiente, Bruno Covas, para discutir a inclusão de Tupã no Programa.

A reunião do Programa Município VerdeAzul terá a presença do secretário estadual, Bruno Covas. A Secretaria Estadual de Meio Ambiente tem mantido contato com o secretário municipal de Meio Ambiente, Renan Pontelli, para definir o local e o horário do encontro regional de capacitação.

Segundo o vereador Valdir, o Município VerdeAzul é um programa ambiental cujo objetivo é ganhar eficiência na gestão ambiental através da descentralização e valorização da base da sociedade. “O Programa visa estimular e capacitar as prefeituras a implementarem e desenvolverem uma Agenda ambiental estratégica”, informa.

A participação do Município no PMVA é pré-requisito para a liberação de recursos do Fundo Estadual de Controle da Poluição (FECOP), controlado pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente. A adesão de todos os 645 municípios do Estado de São Paulo ao Programa se deu a partir da assinatura de um Protocolo de Intenções onde, estão propostas 10 Diretivas, que abordam questões ambientais prioritárias a serem desenvolvidas.

As 10 diretivas, onde os municípios concentram seus esforços para desenvolvimento da agenda ambiental são: Esgoto Tratado, Resíduos Sólidos, Biodiversidade, Arborização Urbana, Educação Ambiental, Cidade Sustentável, Gestão das Águas, Qualidade do Ar, Estrutura Ambiental e Conselho Ambiental. A Secretaria do Meio Ambiente, por sua vez, oferece capacitação técnica às equipes locais e lança anualmente o Ranking Ambiental dos municípios paulistas.

 

Tiago Pettenuci

Assessor de Comunicação

 


Publicado por: Tiago Pettenuci, assessor de comunicação

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!