Valter Moreno e “Mangolo” defendem instalação de laboratório para análise de solo

Os vereadores Valter Moreno e “Mangolo” apresentaram indicação defendendo a instalação de um laboratório para análises de solo, foliar e fitopatologia.

Publicado em: 30 de abril de 2013

Os vereadores Valter Moreno Panhossi e Josias Gomes do Nascimento, “Mangolo”, apresentaram indicação defendendo a instalação de um laboratório para análises de solo, foliar e fitopatologia. Os parlamentares solicitaram ao deputado estadual Gilson de Souza (DEM) que interceda pela liberação de R$ 980 mil para concretização deste investimento.

A análise do solo, segundo os vereadores Valter e “Mangolo”, é o melhor meio para avaliar a fertilidade da terra. Com base nos resultados das análises é possível um diagnóstico mais preciso e o produtor consegue realizar a correção de forma adequada sem desperdício de dinheiro e implementos, aumentando, assim, a qualidade e produção de sua lavoura.

De acordo com Valter e “Mangolo”, a região de Tupã conta apenas com os serviços do laboratório de Pompeia, que não realiza a análise de fitopatologia e de nematóides. Além disso, o custo da análise para o produtor é elevado e cada resultado demora no mínimo cerca de trinta dias para ficar pronto.

Com a instalação do laboratório em Tupã, os vereadores Valter e “Mangolo” serão beneficiados produtores de 17 cidades, atingindo a marca de 217.076,9 hectares de área controlada e saciando uma demanda de cerca de 8.370 análises de solo por ano.

Quanto às análises de fitopatologia e foliar, esse número chega até mesmo a triplicar, por haver a necessidade de realizar essas análises por pelo menos uma vez ao ano em cada cultura cultivada pelo produtor.  Esses números não abrangem a demanda para análise de fitopatologia e nematóides que não é atendida pelo laboratório de Pompeia, o que poderá aumentar o número de análises, cidades e área de cultivo controlada atendidos pelo laboratório em Tupã.

De acordo com os vereadores Valter e “Mangolo”, os produtores terão chance para melhorar a qualidade de suas lavouras diminuindo as despesas, agregando valor ao produto final e dando a chance para que o município aumente os valores e produtos exportados trazendo, assim, desenvolvimento econômico para Tupã e região.