Valdir tenta implantar programa Cozinha Comunitária na cidade

Iniciativa visa promover educação alimentar de grupos sociais como crianças, adolescentes, gestantes e idosos, entre outros

Publicado em: 18 de fevereiro de 2010

Vereador Valdir de Oliveira (PDT) está reivindicando ao Ministério do Desenvolvimento Social a implantação em Tupã do programa federal Cozinha Comunitária. Para isto, ele solicita apoio do prefeito Waldemir, do secretário de Agricultura Edson Schiavon e também do deputado federal Jilmar Tatto.

Implantado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, o programa Cozinha Comunitária atua em parceria com as prefeituras no preparo e fornecimento de refeições saudáveis. Objetivo é levar alimentação de qualidade às famílias pobres.

Valdir visitou uma dessas cozinhas, que têm capacidade para produção de 200 refeições diárias, funcionando cindo dias por semana. “Esse projeto viria ao encontro das necessidades das famílias de baixa renda do nosso município, além de atuar como parceira de projetos sociais como o sopão, que há anos é executado por grupos de voluntários, beneficiando centenas de famílias carentes”, explica o vereador.

Esse programa é direcionado para municípios com população inferior a 100 mil habitantes e, diferentemente dos Restaurantes Populares, que atendem a um público diversificado, as Cozinhas Comunitárias são destinadas a famílias carentes, previamente cadastradas no programa.

“A distribuição de refeições deve ser, preferencialmente, gratuita, mas pode ser comercializada a preço acessível”, ressalta Valdir, lembrando que o Ministério financia os projetos de implantação de Cozinhas Comunitárias, que são escolhidos por meio de licitação pública, e também apoia a construção, ampliação, reforma e conclusão de instalações prediais, além da aquisição de equipamentos e utensílios para as cozinhas.

Com isso, o vereador espera viabilizar o programa para Tupã e inclusive sugere que a Cozinha Comunitária seja instalada no prédio desativado da Cozinha Piloto. “Vamos sugerir o local para o Ministério do Desenvolvimento Social e lutar para viabilizar este importante projeto social para a nossa cidade”, diz.

Andréia Simões
Assessoria da Câmara Municipal