Vereador Ricardo defende programa de prevenção ao glaucoma

Como forma de prevenir o glaucoma, o vereador Ricardo sugeriu ao Poder Executivo que implante um programa de aferição da pressão intraocular.

Publicado em: 09 de maio de 2013

Como forma de prevenir o glaucoma, o vereador Ricardo Raymundo sugeriu ao Poder Executivo que implante um programa de aferição da pressão intraocular nas unidades de saúde do município. Estima-se que cerca de 65 milhões de pessoas sejam portadoras de glaucoma no mundo, sendo considerada a primeira causa de cegueira irreversível.

O vereador Ricardo explica que o glaucoma é uma doença causada pela lesão do nervo óptico relacionada à pressão ocular alta. Pode ser crônico ou agudo. Quando crônico é caracterizado pela perda da visão periférica (visão que permite perceber objetos ao nosso redor), devido à lesão das fibras dos nervos que se originam na retina e formam o nervo óptico.

O principal fator relacionado a esta lesão é a pressão interna do olho alta, porém existem outros fatores ainda em estudo. Quando agudo, se dá porque a pressão interna do olho torna-se extremamente alta e causa perda súbita e grave da visão (a média da pressão é 16 mmg, porém, varia entre 12 até 23 mmg sem, no entanto, causar problemas na maioria das pessoas).

Segundo o vereador Ricardo, o glaucoma raramente apresenta sintomas. Os sinais da doença só vão surgir nos glaucomas agudos, quando o paciente sofre fortes dores de cabeça, fotofobia, enjôo e dor ocular intensa.

Para o diagnóstico do glaucoma alguns exames devem ser realizados, como: Tonometria de Aplanação (exame para a tomada da pressão intraocular), Fundo de Olho (exame para avaliar se existe lesão do nervo óptico provocado pelo glaucoma), Gonioscopia (exame para classificar o tipo de glaucoma) e Campo Visual (exame para avaliar se há perda do campo visual). O diagnóstico precoce do glaucoma só é feito em um exame oftalmológico de rotina e a medida anual da pressão intraocular é a forma mais sensata de se preservar a visão.