Câmara Municipal aprova projeto de lei que cria Prêmio Nacional de Artes

A Câmara Municipal aprovou o projeto de lei, de autoria do vereador Luis Carlos Sanches, que dispõe sobre a realização anual do Prêmio Nacional de Artes.

Publicado em: 05 de junho de 2013

Vereador Luis Carlos é o autor da proposta que visa fomentar o turismo cultural

Durante a sessão desta segunda-feira, a Câmara Municipal aprovou o projeto de lei nº 32/2013, de autoria do vereador Luis Carlos Sanches, que dispõe sobre a realização anual do Prêmio Nacional de Artes da Estância Turística de Tupã, nas categorias música gospel, MPB, música raiz, bandas de rock, dança, teatro, bandas, orquestras e fanfarras, artes plásticas, contação de historias, literatura, áudio visual, fotografia e circo.

O vereador Luis Carlos explica que o Prêmio é um evento de nível nacional que visa à seleção dos melhores grupos ou artistas solos, com premiação em dinheiro para três selecionados de cada segmento. “Apenas a categoria gospel, entendemos que não deve ser competitiva”, informa.

A proposta de criar o Nacional de Artes da Estância Turística de Tupã surgiu durante as audiências públicas promovidas pelo vereador Luis Carlos em 2011. Foram 17 audiências reunindo músicos, artistas plásticos, cantores, grupos de teatro e dança. Na oportunidade, o parlamentar ouviu o anseio de cada segmento artístico. “O Prêmio fomentará o turismo cultural em nossa estância turística, atraindo turistas de todo o Brasil”, destaca.

Segundo o vereador Luis Carlos, o objetivo do prêmio é possibilitar a apresentação dos trabalhos produzidos por grupos ou artistas solos independentes, fomentando o surgimento de novas produções artísticas, bem como, incentivar o aparecimento de novos talentos. “Queremos promover o intercâmbio entre os artistas e a retomada de vida dos movimentos culturais de nosso município, resgatar os talentos e o bom gosto pelos eventos que venham enriquecer a cultura local e proporcionar aos artistas a oportunidade de serem vistos e reconhecidos em seus talentos”, explica.

O vereador Luis Carlos ressalta que o Prêmio buscará oportunizar ações que visem valorizar o potencial de criar e apreender, multiplicar conhecimento cultural contribuindo com a formação do indivíduo, proporcionando a superação de suas dificuldades em socialização, despertando as habilidades psicomotoras, aguçando a memória e o ritmo, na produção artística. “Acreditamos que um Prêmio como esse servirá como um momento de entretenimento familiar e de promoção cultural. As famílias poderão estar presentes para se divertirem de forma saudável”, diz.

De acordo com o vereador Luis Carlos, a intenção é que esse evento se torne uma atração turística, fundamental para a economia de nosso comércio, geração de renda e desenvolvimento cultural de nossos cidadãos, como é realidade com outros festivais, feiras e exposições na nossa região, atraindo muitas pessoas para o nosso município e proporcionando a promoção do desenvolvimento econômico por meio do crescimento cultural. “Espera-se a vinda de grupos da região e de todo o Brasil apresentando aqui seus trabalhos, mostrando a população suas técnicas, estilos realizando um intercâmbio de conhecimentos e evolução das artes. A chegada de pessoas para participarem desse evento movimentará a rede hoteleira da cidade e o setor de serviços e vendas, conforme mostram algumas experiências bem sucedidas em outras localidades de nosso país que foram surgindo, se aperfeiçoando e se tornando bastante populares”, ressalta.