Aprovado projeto que declara utilidade pública municipal Associação dos Bananicultores

A Câmara aprovou o projeto de lei, de autoria do vereador Caio Aoqui, que declara de Utilidade Pública Municipal a Associação dos Bananicultores de Tupã.

Publicado em: 13 de junho de 2013

Vereador Caio Aoqui é o autor do projeto de lei aprovado pela Câmara Municipal

A Câmara Municipal aprovou, durante a sessão do dia 10 deste mês, o projeto de lei 29/2013, de autoria do vereador Caio Aoqui, que declara de Utilidade Pública Municipal a Associação dos Bananicultores de Tupã. A sede da entidade associativa fica na Estância Primavera, no Bairro Harmonia.

Fundada em 2004, a Associação dos Bananicultores de Tupã é uma entidade sem fins lucrativos que visa à prestação de serviços como forma de contribuir para a utilização racional dos recursos naturais renováveis, fomentando e racionalizando as atividades agropecuárias e a defesa das atividades econômicas, sociais e culturais de seus associados.

Apesar de ter o nome de Bananicultores, a associação não produz somente bananas, mas também diversos tipos de frutas, hortaliças e inclusive mel. A associação produz poncã, maça, goiaba, laranja, limão, mamão, espinafre, repolho, inhame, cenoura, pepino, tomate, acelga, alface, vagem, beterraba, brócolis, entre outros. Ao todo são 33 itens produzidos pelos associados que representam cerca de 70 famílias. Eles produzem em média mais de 16 toneladas por mês.

Segundo o vereador Caio Aoqui, a Associação dos Bananicultores trabalha para aperfeiçoar a produção e os ganhos dos associados, introduzindo tecnologia e melhoria para o produtor rural associado. “O grupo precisa do reconhecimento como Utilidade Pública Municipal para ampliar sua atuação, pois a cada dia tem aumentado o número de pessoas que procuram os serviços da associação”, explica.

O vereador Caio Aoqui observa que a atuação da Associação dos Bananicultores também tem aumentado nos últimos tempos. “É grande a procura dos associados por auxílio no desenvolvimento de tecnologia de plantio e colheita. Os produtores buscam uma melhora na qualidade da venda e comprar”, diz.

Além dos produtores de bananas, o presidente da Associação de Bananicultores, Franciso Okuyama, explica que a entidade também auxilia o hortifrutigranjeiro. “São 70 pequenos produtores de Tupã e região que fazem parte da associação”, informa.

Com a aprovação do título de Utilidade Pública Municipal, a Associação dos Bananicultores espera ampliar seus trabalhos. Atualmente, os produtores fornecem para o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), que utiliza mecanismos de comercialização que favorecem a aquisição direta de produtos de agricultores familiares ou de suas organizações, estimulando os processos de agregação de valor à produção, e para o Programa Nacional de Alimentação Escolar, fornecendo frutas e hortaliças para a rede municipal de ensino que tem mais de 12 mil alunos.

O vereador Caio Aoqui destacou que a Associação dos Bananicultores tinha toda documentação necessária e exigida para a obtenção do título de utilidade pública. Por isso, o parlamentar apresentou a proposta.