CPE mantém trabalhos para viabilizar Universidade Federal em Tupã

CPE, formada pelos vereadores “Ribeirão”, Luis Carlos e Danilo Aguillar, mantém os trabalhos para viabilizar a instalação da Universidade Federal em Tupã.

Publicado em: 19 de junho de 2013

Comissão é formada pelos vereadores “Ribeirão”, Luis Carlos Sanches e Danilo Aguillar

A Comissão Parlamentar Especial (CPE), formada pelos vereadores Antonio Alves de Sousa, “Ribeirão”, Luis Carlos Sanches e Danilo Aguillar Filho, mantém os trabalhos para viabilizar a instalação da Universidade Federal em Tupã.  A vinda de um campus federal beneficiaria a população de Tupã e região.

Segundo o presidente da Câmara Municipal e presidente da CPE, Antonio Alves de Sousa, “Ribeirão”, é preciso pensar grande e um dos pontos importantes para o desenvolvimento do município é a educação. “Propusemos uma CPE que tem o objetivo de conseguir trazer a Universidade Federal para Tupã. Mas será que é possível? A gente vai atrás e com certeza vai conseguir”, ressalta.

Nos últimos anos, o governo federal vem adotando uma série de medidas de expansão da educação no âmbito do ensino superior. Uma das iniciativas é o Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni), que resultou na implantação de 14 novas universidades federais e 126 novos campus universitários, distribuídos nas cinco regiões do Brasil.

Além do trabalho da CPE, “Ribeirão” acredita que o bom relacionamento com o governo federal pode ajudar a Tupã conquistar esse investimento. “Pelo relacionamento que nós temos em Brasília, por meio do nosso vice-prefeito Thiago Santos, com o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, através do PT, o meu partido, o Partido Progressista, também é aliado do PT em Brasília. Então, vamos somar esses esforços”, explica.

“Ribeirão” observa que será uma luta muito difícil, mas a Câmara Municipal e o Poder Executivo, por meio do prefeito Manoel Gaspar e do vice-prefeito Thiago Santos, enfatizarão a presidente Dilma Rousseff que Tupã e região querem e precisam da Universidade Federal. “Vamos começar mobilizando a nossa cidade, a Associação Comercial e Industrial de Tupã (Acit), os clubes de serviço, as lojas maçônicas e associações de bairros. Nós queremos fazer uma vasta documentação e deixar claro o nosso desejo de fazer parte desse projeto para o Brasil”, destaca.

Com a vinda da Universidade Federal, somada a Unesp e demais faculdades já existentes,  “Ribeirão”, Danilo Aguillar e Luis Carlos acreditam que Tupã voltará a ser o pólo educacional da Alta Paulista. “Nós temos um título muito antigo que foi perdido ao longo do tempo por falta de trabalho. Agora acho que chegou a hora de nós resgatarmos esse nosso desejo”, diz “Ribeirão”.

Para o vereador Luis Carlos Sanches, que é membro da CPE, é preciso mobilizar as lideranças locais e regionais com o intuito de viabilizar a instalação da Universidade Federal de Tupã. “A vinda de um campus federal beneficiaria uma população estimada em mais de 300 mil habitantes. São pessoas que residem em Tupã e nos municípios da região. Essa é uma forma de ajudar a democratizar o acesso ao ensino superior gratuito e de qualidade”, observa.

Além de suprir uma grande demanda, pois a região necessita de mais opções de ensino superior público, o vereador Danilo Aguillar Filho, membro da CPE, destaca que a vinda da Universidade Federal representaria um importante impulso ao desenvolvimento do município. “Uma unidade de ensino federal atrairia não só um grande número de alunos, mas também novos investimentos públicos e privados que ajudariam a fortalecer a economia local. Nós receberíamos alunos de todo o Brasil, que passariam a morar aqui e consumir no nosso comércio”, analisa.

“Ribeirão”, Danilo Aguillar e Luis Carlos planejam realizar reuniões em Tupã, Brasília e São Paulo para buscar apoio político.