Vereadores do Parlamento Jovem 2013 são empossados

Publicado em: 28 de junho de 2013

A posse e diplomação dos 15 vereadores mirins e dois suplementes do Parlamento Jovem 2013 ocorreu nesta quarta-feira, dia 26, na Câmara Municipal. A solenidade, presidida pelo vereador Luis Carlos Sanches, contou com a participação dos vereadores Valter Moreno Panhossi, Caio Aoqui, Luis Alves de Souza, Ricardo Raymundo e Valdir de Oliveira Mendes.

Autor do projeto de resolução que instituiu o programa em Tupã e presidente da Comissão Executiva do Parlamento Jovem 2013, Valter Moreno Panhossi, falou sobre a importância desta atividade envolvendo a juventude. O parlamentar explicou que a proposta do projeto é aproximar os jovens do Poder Legislativo.

Já o vereador Caio Aoqui, que foi vereador mirim por duas vezes, também ocupou a tribuna para destacar a importância do Parlamento Jovem em sua formação política. O parlamentar parabenizou os estudantes pela iniciativa de participarem deste projeto.

Representando a Câmara Municipal, o vereador Luis Alves de Souza desejou boas-vindas aos novos vereadores mirins.

A solenidade contou ainda com a participação de familiares, representantes da educação, do secretário municipal de Cultura, Charles dos Passos, e do secretário municipal de Esportes e Recreação, Sandersom Ribeiro.

Parlamento Jovem

O Parlamento Jovem é um programa de cidadania que tem por objetivo incentivar a participação dos estudantes das escolas públicas e particulares no funcionamento da Câmara Municipal. Neste ano, o projeto abriu inscrições para os estudantes do ensino médio. Os alunos precisavam apresentar um projeto de lei para ser analisado pela Comissão Executiva do Parlamento Jovem 2013 formada pelos vereadores: Valter Moreno Panhossi (presidente), Caio Aoqui (vice-presidente) e Luis Carlos Sanches (membro).

Os estudantes que tiveram seus projetos selecionados são: Victor Eduardo Douaki Conelian (Partido da Juventude), 2º ano do Colégio Seletivo de Tupã; Júlia Penteado Faleiros (Partido da Saúde), 3º ano do Colégio Seletivo de Tupã; Thales Aporta Catelli (Partido da Saúde), 2º ano da ETEC Massuyuki Kawano; Vinicius Martins de Carvalho (Partido da Cultura), 1º ano da ETEC Massuyuki Kawano; Ariane Abreu Tsutsumi – (Partido da Saúde), 3º ano do Colégio COC; Stefany Fernandes Kuzuhara (Partido do Emprego), 1º ano do Colégio COC; Ulisses da Silva Mendes Junior (Partido da Segurança Pública), 3º ano da EE Joaquim Abarca; Daiane Oliveira Mendonça (Partido da Educação), 1º ano da EE Joaquim Abarca; Victor Hugo B. dos Santos (Partido da Natureza), 3º ano do EE Joaquim Abarca; Gabriel Combinato (Partido da Educação), 2º ano do Colégio Objetivo; Luan Costa Yoshinaga (Partido da Cultura), 2º ano do Colégio Objetivo; Gregório Rosalvo da Fonseca Neto (Partido da Cultura), 1º ano da EE Lélio Piza e Almeida; Luis Augusto Silva Brito (Partido da Educação), 1º ano da EE Lélio Piza e Almeida; Afonso Ferrari (Partido da Juventude), 2º ano da EE India Vanuíre; Victor Augusto Monari (Partido da Cultura), 2º ano da EE Luiz de Souza Leão. Os suplentes são Cassiano Caldas do Val (Partido do Esporte), 2º ano do Colégio COC; e Lucca Bernardi Pinto (Partido da Juventude), 1º ano do Colégio COC.

Nesta quinta-feira, dia 27, os 15 vereadores mirins elegeram a Mesa Diretora do Parlamento Jovem 2013, se reuniram com o pelo prefeito Manoel Gaspar, foram recebidos pelo presidente da Câmara Municipal, Antonio Alves de Sousa, “Ribeirão”, realizaram sessão para votar seus projetos e participaram de uma palestra sobre “Democracia e Cidadania”.