Vereador quer ampliar cuidados domiciliares no município

Valmir Zoratto diz que objetivo é melhorar atendimento aos pacientes debilitados e acamados

Publicado em: 12 de fevereiro de 2010

Valmir Zoratto diz que objetivo é melhorar atendimento aos pacientes debilitados e acamados

Vereador Valmir Zoratto (PTB) está solicitando ao prefeito Waldemir estudos para ampliar o número de unidades de cuidados domiciliares nos postos de saúde ou então disponibilizar mais funcionários neste serviço. Objetivo é ampliar e melhorar o atendimento aos pacientes acamados ou debilitados, com impossibilidade de se locomover até uma unidade de saúde.

“A implantação de mais unidades do serviço chamado “home care” possibilitará o atendimento pleno mesmo quando houver aumento de demanda, o que evitará agravamentos que levem a novas internações. Nos períodos de normalidade, a medida possibilitará atendimentos mais frequentes que irão amenizar sofrimentos ou acelerar os processos de cura”, conclui o vereador.

A Unidade de Cuidados Domiciliares auxilia no tratamento dos pacientes acamados e debilitados, que são atendidos por profissionais de saúde em suas residências. Segundo especialistas que defendem o atendimento domiciliar, os doentes ficam menos expostos aos riscos infecciosos existentes no âmbito hospitalar.

Atualmente, a Unidade de Cuidados Domiciliares só atende pela manhã. Valmir observa que pacientes com escara, por exemplo, precisam de cuidados periodicamente e que esse tratamento obtém efeitos satisfatórios com o acompanhamento da equipe de médicos e enfermeiros da unidade.

“Esses cuidados são fundamentais para evitar riscos de infecções mais graves nesses pacientes, por isso nossa sugestão é tão importante, pois visa atingir justamente essas pessoas que necessitam permanentemente de cuidados”, observa Zoratto.

Andréia Simões
Assessoria da Câmara Municipal


Publicado por: Andréia Simões

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!