Comitiva dos Tropeiros é incluída no calendário estadual de eventos

Por meio da lei Estadual nº 15.112, de 2 de setembro de 2013, a Comitiva dos Tropeiros de Tupã passa a fazer parte do calendário oficial de eventos do Estado de São Paulo.

Publicado em: 10 de setembro de 2013

Vereador Valdir contou com o apoio do deputado Cauê Macris para essa conquista

Por meio da lei Estadual nº  15.112, de 2 de setembro de 2013, a  Comitiva dos Tropeiros de Tupã passa a fazer parte do calendário oficial de eventos do Estado de São Paulo. Atendendo a indicação nº 425/2012, de autoria do vereador Valdir de Oliveira Mendes, o deputado estadual Cauê Macris apresentou projeto de lei na Assembleia Legislativa, defendendo a inclusão do evento no calendário estadual.

A Comitiva dos Tropeiros tornou-se um dos principais eventos da estância turística de Tupã. O evento reúne participantes de toda a região e de outros estados. “Essa tradicional cavalgada busca resgatar a história do município e possibilita que os participantes sigam os caminhos percorridos e abertos pelos pioneiros”, destaca o vereador Valdir.

Segundo o vereador Valdir, o tropeirismo, uma das mais significativas tradições ligada à zona rural brasileira, não foi esquecida na região da Alta Paulista. Ao contrário, a cavalgada é rememorada anualmente em Tupã, como forma de resgate cultural e preservação das raízes históricas. “Nossa estância turística é referência na preservação desta tradição”, observa.

O vereador Valdir destaca que a cavalgada é realizada desde 1995, por meio da Prefeitura e dos integrantes da Comitiva Tropeira.  A inclusão da Comitiva dos Tropeiros no calendário estadual de eventos é uma forma de fortalecer ainda mais esta tradição em Tupã e atrair mais participantes.

Além dessa conquista, o vereador Valdir é responsável por viabilizar R$ 800 mil para construção do Museu dos Tropeiros na antiga estação ferroviária. O recurso foi viabilizado por meio do apoio dos deputados federais Jilmar Tatto e Antonio Carlos Biffi.O atrativo reunirá objetos e documentos que resgatam a história dos tropeiros”, informa.