“Ribeirão” pede novos cursos para Etec de Tupã

O presidente da Câmara Municipal, “Ribeirão”, solicitou ao governo estadual que implante os cursos de técnico em Química e em Recursos Humanos.

Publicado em: 11 de setembro de 2013

O presidente da Câmara Municipal, Antonio Alves de Sousa, “Ribeirão”, solicitou ao governo estadual que implante os cursos de técnico em Química e em Recursos Humanos na Escola Técnica Estadual (Etec) “Professor Massuyuki Kawano”. A indicação foi aprovada durante a sessão desta segunda-feira.

Segundo o vereador “Ribeirão”, a criação dos novos cursos técnicos em Química e em Recursos Humanos possibilitaria, de início, a abertura de mais 80 vagas e ampliaria as condições de acesso à formação profissional. “Esses dois novos cursos também atenderiam à vocação e o interesse da comunidade, pois eles foram os mais reivindicados pela própria população por meio de levantamento realizado pela Etec”, explica.

Além de atender aos anseios da população, o vereador “Ribeirão” ressalta que a criação destes novos cursos também atenderia à necessidade de várias empresas da cidade e região, que carecem de profissionais capacitados nestas áreas. “A formação é a porta de entrada para o mercado de trabalho. Por isso, precisamos ampliar as oportunidades com a criação de novos cursos que atendam a demanda empresarial de nossa região”, destaca.

Com a indicação aprovada, o vereador “Ribeirão” encaminhará ofícios ao governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, ao secretário Estadual de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Rodrigo Garcia, e à Superintendente do Centro Paula Souza, Laura Lagana, pedindo a criação desses dois cursos em Tupã.

Etec

A Escola Técnica iniciou suas atividades em Tupã, no segundo semestre de 2000, como classe descentralizada da Escola Técnica de Osvaldo Cruz, sendo inicialmente instalada no prédio do Centro Público “Raul de Melo Senra”. Na época, a escola contava apenas com o Curso Técnico em Enfermagem e um Curso de Qualificação (QB) na área de Informática.

Atualmente, Centro Paula Souza, que fica na Rua Bezerra de Menezes, 215, no prédio do antigo Cefam, oferece 10 cursos técnicos, além de turmas de ensino médio e ensino técnico integrado ao ensino médio. Dirigida pelo professor Mauro Guerra, a ETEC “Professor Massuyuki Kawano” atende cerca de 1.300 alunos. A unidade é apontada como uma das melhores ETECs do Estado de São Paulo.