“Ninha” Fresneda pede a inclusão de Tupã no programa “Viver Sem Limite”

O vereador “Ninha” Fresneda solicitou ao Poder Executivo que inscreva Tupã no Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, “Viver Sem Limite.

Publicado em: 18 de setembro de 2013

O vereador Augusto Fresneda Torres, “Ninha” Fresneda, solicitou ao Poder Executivo que inscreva Tupã no Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, “Viver Sem Limite”, do governo federal. O objetivo é a obtenção de verbas para adaptação das redes de transporte, educação, moradia e outros, aos portadores de necessidades especiais.

Segundo o vereador “Ninha” Fresneda, o governo Federal lançou, recentemente, o “Viver sem Limite”, Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, como resultado do firme compromisso político com a plena cidadania das pessoas com deficiência no Brasil.

O “Viver sem Limite” foi construído com inspiração na força e no exemplo das próprias pessoas com deficiência, que historicamente estiveram condenadas à segregação. “Trata-se de um conjunto de políticas públicas estruturadas em quatro eixos: Acesso à Educação; Inclusão social; Atenção à Saúde e Acessibilidade”, informa o vereador “Ninha” Fresneda.

Cada ação presente nesses eixos, segundo o vereador “Ninha” Fresneda, é interdependente e articulada com as demais, construindo redes de serviços e políticas públicas capazes de assegurar um contexto de garantia de diretos para as pessoas com deficiência, considerando suas múltiplas necessidades nos diferentes momentos de suas vidas.

Na área da educação, o vereador “Ninha” Fresneda explica que o Plano prevê transporte escolar acessível, que viabilizará o acesso dos alunos com deficiência às instituições de ensino; a adequação arquitetônica de escolas públicas e instituições federais de ensino superior, dotando-as de condições adequadas de acessibilidade; implantação de novas salas de recursos multifuncionais e a atualização das já existentes.