Distribuição de Citronela nas escolas é destaque na mídia regional

A iniciativa desenvolvida pela Secretaria Municipal de Agricultura é uma ideia do vereador Valter Moreno Panhossi.

Publicado em: 20 de setembro de 2013

Vereador Valter Moreno foi quem teve a ideia de distribuir a planta

A distribuição de mudas de citronela nas escolas de Tupã foi destaque nas edições dos telejornais Bom Dia Cidade e Tem Notícias, da TV Tem. A iniciativa desenvolvida pela Secretaria Municipal de Agricultura é uma ideia do vereador Valter Moreno Panhossi que sugeriu ao Poder Executivo que implantasse esse projeto.

Neste ano, Tupã viveu uma epidemia de dengue com mais de 1.800 casos da doença, incluindo um óbito. Por isso, o vereador Valter Moreno sugeriu ao Poder Executivo que distribuísse a citronela, planta que age como repelente natural dos mosquitos transmissores da dengue e da leishmaniose e outros insetos, com eficácia cientificamente comprovada.

Para espantar o mosquito “Aedes aegypti”, a Secretaria Municipal de Agricultura está distribuindo nas escolas mudas da citronela. Técnicos também realizam palestra para conscientizar as crianças sobre a importância de se combater o mosquito transmissor da dengue.

De acordo com Valter Moreno, a oferta de mudas de citronela à população é o meio preventivo eficaz e de baixo custo já adotado por diversos outros municípios, como Guararapes (SP), Maringá (PR), Sinop (MT), Ipatinga (MG), Teresina (PI). “Mas de nada adianta a distribuição das mudas se a população não tiver conhecimento da sua eficácia e a importância de cultivá-la com intuito de combater os agentes transmissores de forma preventiva”, comenta.

Essa iniciativa da Prefeitura de Tupã e da Câmara Municipal chamou a atenção da TV Tem. O canal exibiu duas matérias jornalísticas sobre a ação em seus telejornais. “Essa é uma forma de divulgar e também conscientizar os moradores sobre a eficácia da planta. Além de Tupã, outros municípios do Estado tiveram a oportunidade de conhecer esse projeto”, comenta.