Lei institui brinquedos adaptados nas praças públicas

Vereador Ninha Fresneda busca recursos para implantar nas praças públicas brinquedos voltados para crianças portadoras de necessidades especiais e assim colocar em prática lei aprovada em 2007

Publicado em: 13 de maio de 2010

Ninha Fresneda (PSDB) tenta colocar em prática lei de sua autoria aprovada pela Câmara em 2007, que dispõe sobre a implantação de brinquedos destinados às crianças portadoras de necessidades especiais nas praças públicas do município.

Para isto, o vereador busca junto à deputada estadual Célia Leão liberação de recursos de R$ 100 mil através de emenda parlamentar. “Conhecida por sua militância pelos direitos dos portadores de necessidades especiais, a deputada Célia Leão, que é também cadeirante, poderá viabilizar esses recursos para que o município consiga implantar esses equipamentos nas praças, que seriam de grande utilidade para as crianças da nossa cidade”, justifica.

A Lei Municipal 4.328 estende a instalação de brinquedos adaptados para crianças com deficiência física não apenas nas praças da cidade, mas também nos, parques, escolas e creches municipais. Ninha Fresneda ressalta que o objetivo de sua lei é permitir a inclusão dessas crianças, que enfrentam dificuldade para interagirem com crianças de sua idade e sem nenhuma deficiência física.

“A proposta maior dessa lei é ajudar na reabilitação da saúde física e mental dessas crianças, integrando-as com a comunidade e permitindo assim o aumento da auto-estima, proporcionando a diversão que lhes tanto é privada”, reforça o vereador.

Melhorias na Vila Abarca

O vereador também aproveitou para encaminhar indicação ao prefeito Waldemir e à secretária de Planejamento e Infraestrutura, Jeane Rosin, solicitando reparos no asfalto e na iluminação pública da rua Arvelino José Nogueira, na Vila Abarca.

A solicitação do vereador visa atender reivindicação de vários moradores daquele bairro, que reclamam da precária iluminação da rua e da ausência de asfalto no local. “Hoje, quem transita pela rua durante a noite fica com medo pela falta de iluminação. Já nos dias de chuva, a rua se torna praticamente intransitável por causa da lama e dos buracos que se formam no local”, explica.

Andréia Simões
Assessoria da Câmara Municipal