Paulo Skaf receberá títulos de Cidadão Tupãense nesta sexta-feira

Durante sessão solene, a Câmara Municipal de Tupã concederá o título de Cidadão Tupãense ao presidente da FIESP e do SENAI, Paulo Skaf.

Publicado em: 14 de outubro de 2013

Sessão solene será às 16 horas na Câmara Municipal

Durante sessão solene, que será realizada nesta sexta-feira, dia 11, às 16 horas, a Câmara Municipal de Tupã concederá o título de Cidadão Tupãense ao presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), Paulo Skaf.

O projeto de decreto Legislativo nº 4/2013, que concede o título ao homenageado, foi assinado pelos vereadores Antonio Alves de Sousa (“Ribeirão”), Amauri Sérgio Mortágua, Augusto Fresneda Torres (“Ninha” Fresneda), Caio Aoqui, Danilo Aguillar Filho, José Maria de Oliveira (“Zé Maria), José Ricardo Raymundo, Josias Gomes do Nascimento (“Mangolo”),  Luis Alves de Souza, Luís Carlos Sanches, Pedro Francisco Garcia (“Tupãzinho”), Rudynei Monteiro, Telma Tulim,  Valdir de Oliveira Mendes e Valter Moreno Panhossi.

Paulo Antônio Skaf nasceu no dia 7 de agosto de 1955, em São Paulo. Ele construiu sua carreira entre os estudos e os negócios – tendo sempre exercido função de líder tanto em grêmios estudantis quanto em entidades. Sua carreira empresarial teve início ainda na adolescência, na década de 1970, quando realizou o que poderia ser classificado como primeira negociação, num acordo que lhe renderia lucro suficiente para se tornar sócio de uma tecelagem no tradicional bairro da Mooca, em São Paulo. Ao longo dos anos 1980, Skaf se consolidou como próspero empresário do ramo têxtil, mas teve seus negócios duramente afetados pela crise nesse setor, o que fez com que se mudasse de São Paulo para a cidade de Pindamonhangaba.

Apesar dos contratempos, Paulo Skaf se tornou líder do setor têxtil e em agosto de 1998 foi eleito presidente da Associação Brasileira da Indústria Têxtil (ABIT). Na década de 90, Skaf se notabilizou pela defesa dos princípios da indústria e dos empresários, assim como por estar ao lado de projetos vinculados à educação.

Em 27 de setembro de 2004, assumiu a presidência da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP). Também assumiu o Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP), o Serviço Social da Indústria (SESI-SP), o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI-SP) e o Instituto Roberto Simonsen (IRS), além de ser o primeiro vice-presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI).

À frente da FIESP, viabilizou várias conquistas em busca do crescimento sustentado do Brasil. O foco sempre foi lutar e obter as reformas estruturais, capazes de oferecer à sociedade serviços públicos com qualidade, em especial nas áreas da educação, saúde e segurança.

Assim, à frente da instituição, Skaf inovou com medidas como a implantação da educação em tempo integrale a articulação do ensino médio com o técnico. Atualmente, o Sesi é a maior rede de ensino privado do país, com mais de 1,2 milhão de matrículas no SENAI-SP e 120 mil no ensino regular do SESI-SP.