Professor Paulo Drefahl receberá título de Cidadão Tupãense
A Câmara Municipal realizará, neste sábado, dia 26, às 20 horas, uma sessão solene para entregar o título de "Cidadão Tupãense" ao capitão do Exército e professor Paulo Drefahl.
Publicado em: 25 de outubro de 2013
Sessão solene será realizada neste sábado, às 20 horas
A Câmara Municipal realizará, neste sábado, dia 26, às 20 horas, uma sessão solene para entregar o título de "Cidadão Tupãense" ao capitão do Exército e professor de matemática Paulo Drefahl. O projeto de decreto Legislativo nº 2/2013, que concede o título ao homenageado, foi assinado pelos vereadores Antonio Alves de Sousa (“Ribeirão”), Amauri Sérgio Mortágua, Augusto Fresneda Torres (“Ninha” Fresneda), Caio Aoqui, Danilo Aguillar Filho, José Maria de Oliveira (“Zé Maria), José Ricardo Raymundo, Josias Gomes do Nascimento (“Mangolo”), Luis Alves de Souza, Luís Carlos Sanches, Pedro Francisco Garcia (“Tupãzinho”), Rudynei Monteiro, Telma Tulim, Valdir de Oliveira Mendes e Valter Moreno Panhossi.
Paulo Drefahl nasceu no dia 19 de fevereiro de 1939, em Joinville, Santa Catarina. Em 1958, iniciou atividade no Exército, no 13º Batalhão de Caçadores em Joinville e em 1961 cursou Escola de Sargentos das Armas na Cidade de Três Corações, Minas Gerais. Em 1963, se mudou para Tupã após ter sido nomeado Instrutor do Tiro de Guerra nº 02051, comandando o TG local por 20 anos. Em 1965, se casou com Maria Antônia Rotoli Drefahl e a partir de 1964 cursou a Escola Normal para Formação de Professores, se formando em Matemática na FAFIT em 1972.
Exerceu atividade de professor no ensino fundamental e médio da rede estadual e particular do nosso município, formando várias turmas de alunos como professor concursado efetivo da rede estadual. Exerceu também atividade de professor universitário na FAUT por vários anos. Durante suas atividades no Tiro de Guerra de Tupã, formou aproximadamente 4 mil reservistas, participando ativamente das atividades sócio culturais, educativas e esportivas da comunidade, como por exemplo, carro alegórico nos carnavais, atletas em jogos regionais, doação de sangue aos hospitais, plantio de árvores, ensinando e orientando aspectos cívicos e de cidadania às pessoas, principalmente à juventude.
A partir de 1982, passou a exercer o cargo de Delegado do Serviço Militar, onde pode servir a comunidade, tendo essa atividade amplitude regional. Participou também da Loja Maçônica Estrela de Tupã, onde exerceu o cargo de venerável durante 3 gestões, atingindo o grau máximo na escala de evolução. Aposentou-se no ano de 1990.
Paulo Drefahl tem 3 filhos: Paulo Tadeu, Fábio e Luciano, formados médicos e exercendo atividade profissional no município de Tupã.
Tiago Pettenuci
Assessor de Comunicação
Publicado por: Tiago Pettenuci, assessor de comunicação
Cadastre-se e receba notícias em seu email