Deputado Biffi recebe medalha Luiz de Souza Leão

A Câmara Municipal de Tupã concedeu a medalha Luiz de Souza Leão, ao tupãense Antônio Carlos Biffi, que é deputado federal.

Publicado em: 07 de novembro de 2013

Durante sessão solene, realizada na última sexta-feira, a Câmara Municipal de Tupã concedeu a medalha Luiz de Souza Leão, ao tupãense Antônio Carlos Biffi, que é deputado federal. Mesmo representando na Câmara dos Deputados o estado do Mato Grosso do Sul, parlamentar nunca se esqueceu de sua terra natal. Ele intercedeu pela liberação de recursos para construção de duas creche/escola Pró-Infância, Museu dos Tropeiros e Espaço Cultural.

Familiares e amigos acompanharam a entregada da homenagem. A solenidade contou ainda com a presença dos vereadores Luis Carlos Sanches, Valdir de Oliveira Mendes, Caio Aoqui, Reginaldo Lima Rodrigues, Pastor Rudynei Monteiro e Valter Moreno Panhossi. O presidente do diretório municipal do PT, José Romero Sobrinho, o prefeito Manoel Gaspar e o vice-prefeito Thiago Santos também participaram da homenagem.

A medalha Luiz de Souza Leão foi entregue ao deputado federal Biffi pelo vereador Valdir de Oliveira Mendes. Na oportunidade, o parlamentar destacou que o apoio do deputado tem sido fundamental para conquistas importantes na área da educação. “Hoje, Tupã possui um creche/escola Pró-Infância em funcionamento, atendendo quase 200 crianças da zona Leste. No próximo ano, a segunda creche/escola será entregue”, disse.

O vereador Valdir agradeceu ao deputado federal Biffi por ter intermediado a liberação das duas unidades. O parlamentar também citou a construção do Museu Tropeiro que será o novo atrativo turístico de Tupã. “Vamos preservar a história do tropeirismo em Tupã”, comentou.

Em seu discurso, Biffi agradeceu aos vereadores pela homenagem e lembrou sua trajetória política.  Foi fundador e presidente, por três mandatos, da Federação dos Trabalhadores em Educação do Mato Grosso do Sul (FETEMS); presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT); além de vice-presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE). Ainda na década de 80, contribuiu na consolidação do Partido dos Trabalhadores (PT) no  Mato Grosso do Sul.  Atuou na Secretaria Estadual de Administração do Mato Grosso do Sul, durante o Governo do PT, ajudando a organizar e modernizar a gestão da máquina pública, além de aprovar o Plano de Cargos e Salários para o funcionalismo público e criar a CASSEMS (Caixa de Assistência dos Servidores/MS). Como secretário de Estado de Educação, Biffi ampliou o programa de Segurança Alimentar (Bolsa Escola) em Mato Grosso do Sul; implantou o programa educacional de combate ao analfabetismo no estado chamado Cursinho Popular (curso pré-vestibular gratuito); e concentrou investimentos na reforma, ampliação e modernização das escolas estaduais, além de negociar melhores condições de trabalho e salários para o magistério.

Atualmente, Biffi exerce o terceiro mandato de deputado federal. Em 2013, o parlamentar continua com papel de destaque no Congresso Nacional. Além da sua atividade parlamentar e importante representante da educação pública de Mato Grosso do Sul.