Dr. Mapelli recebe o título de Cidadão Tupãense

Durante sessão solene realizada no último sábado, a Câmara Municipal concedeu o título de "Cidadão Tupãense" ao Juiz de Direito Reynaldo Mapelli.

Publicado em: 27 de novembro de 2013

             Durante sessão solene realizada no último sábado, a Câmara Municipal concedeu o título de "Cidadão Tupãense" ao Juiz de Direito Reynaldo Mapelli. A homenagem contou com a presença de familiares, amigos, advogados e funcionários do Fórum da Comarca de Tupã.

A Mesa de Honra foi composta pelas seguintes autoridades: presidente da Câmara Municipal, Antonio Alves de Sousa, Ribeirão; juíza de direito, Danielle Oliveira de Menezes Pinto Rafful Kanawaty, que representou a Associação Paulista de Magistrados; promotor de Justiça, José Luiz Lopes Valverde; juiz de Direito, Luiz Eduardo Medeiros Grisolia; juiz de Direito, Paolo Pellegrini Jr; e o prefeito Manoel Gaspar.

Já a Câmara Municipal esteve representada pelos vereadores Augusto Fresneda Torres (Ninha), Caio Aoqui, Ricardo Raymundo, Telma Tulim Valdir de Oliveira Mendes e Valter Moreno Panhossi. O projeto de decreto Legislativo número 03/2013, que concede o título ao homenageado, foi assinado pelos 15 parlamentares.

O vereador “Ninha” Fresneda foi à tribuna falar sobre a brilhante carreira do juiz de Direito, Reynaldo Mapelli, que se aposentou em 2012. O parlamentar destacou as qualidades do homenageado e as conquistas realizadas no Fórum da Comarca de Tupã.

O vereador Caio Aoqui, que indicou o nome do Dr. Mapelli para receber o título de Cidadão Tupãense, também ocupou a tribuna para destacar o exemplo e a admiração que o homenageado provoca entre os funcionários do Fórum, amigos, familiares e a sociedade de Tupã. “Ninguém escolhe onde nasce, mas escolhe onde trabalha, onde cria os filhos e onde curti a aposentadoria e para a felicidade de todos nós tupãenses, o senhor escolheu Tupã e hoje, merecidamente, a Câmara o reconhece como um filho de nossa terra, que incansavelmente contribuiu para a nossa sociedade,” destacou o parlamentar.

Durante a sessão solene foi exibido um vídeo sobre história do homenageado com depoimentos de familiares e admiradores do Dr. Mapelli. O título de Cidadão Tupãense foi entregue pelos vereadores Caio Aoqui e “Ninha” Fresneda.

Ao ocupar a tribuna para falar sobre a homenagem, Dr. Mapelli recordou a instalação do Fórum de Tupã e citou alguns juízes que atuaram no município. Se dedicou incansavelmente para a ampliação e instalação de Varas na Comarca, que conta hoje com seis. O magistrado falou sobre o apoio do poder público local, da OAB e dos funcionários da Justiça para alcançar estas conquistas.

Encerrando o seu discurso, Dr. Mapelli parafraseou o apóstolo Paulo: “combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé”.

 

Legado

 

Filho de Elvira Moreira Mapelli e Antonio Mapelli, Dr. Mapelli nasceu no dia 14 de outubro de 1942, em Quatá. Ingressou na Faculdade de Direito da Instituição Toledo de Ensino de Presidente Prudente, onde se formou em dezembro de 1974. Na vida profissional, Reynaldo Mapelli trabalhou no Cartório do 2º Ofício de Quatá ( entre 1º de outubro de 1956 a 31 de janeiro de 1963); no Banco Mercantil de São Paulo de Presidente Prudente (de 1º de fevereiro de 1963 a 10 de outubro de 1963); no Cartório do 1º Ofício de Paraguaçu Paulista (de 12 de dezembro de 1963 a 10 de março de 1970); no Banco do Brasil de Presidente Prudente (de 10 de março de 1970 a 17 de agosto de 1976) e como advogado em Presidente Prudente (de 1º de abril de 1970 a 27 de agosto de 1976).

Assumiu como Juiz de Direito em 19 de agosto de 1976 e se aposentou no dia 5 de outubro de 2012 após 53 anos de serviço  privado e público. Reynaldo Mapelli atuou como magistrado por 36 anos, trabalhando como Juiz Substituto nas cidades de Registro, Adamantina, São Bernardo do Campo, Osvaldo Cruz, Lucélia, Pacaembu, Junqueirópolis, Dracena e Cardoso  e como Juiz Titular em Junqueirópolis e Tupã.

Em Tupã, trabalhou como Juiz de Direito Titular da 2ª Vara por 32 anos (de outubro de 1979 a dezembro de 2012), como Juiz Diretor do Fórum e como Juiz de Menores até a instalação da 3ª Vara e Juizado a Infância e Juventude. Mapelli atuou ainda como Juiz Eleitoral (por diversos mandatos), Instalador e Juiz Responsável do Juizado Informal de Conciliação e do Juizado Especial de Pequenas Causas até a conversão em Vara e posse de seu juiz titular, em 2 de outubro de 2007.

Por meio da Câmara Municipal que concedeu o título de Cidadão Tupãense, a sociedade reconhece toda sua dedicação e benfeitorias para o município.

 

Tiago Pettenuci

Assessor de Comunicação


Publicado por: Tiago Pettenuci, assessor de comunicação

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!