Telma Tulim defende criação de Casa de Apoio para mulheres vítimas de violência

Publicado em: 27 de dezembro de 2013

A vereadora Telma Tulim sugeriu ao Poder Executivo que crie uma “Casa de Apoio” para o atendimento de mulheres em situação de violência. O objetivo é buscar o equilíbrio nas relações conflituosas em muitos lares de Tupã.

Segundo a vereadora Dra. Telma, os Centros de Referência de Atendimento à Mulher em situação de Violência e as Casa de Apoios são dois importantes exemplos de iniciativas que se complementam no esforço para prevenir, atender e erradicar todas as formas de violência contra a mulher em nosso país.

A vereadora Dra. Telma explica que as Casas de Apoio são lugares seguros que oferecem abrigo protegido e atendimento integral a mulheres em situação de risco iminente, em razão de violência doméstica. “É um serviço de caráter sigiloso e temporário, onde as usuárias poderão permanecer por um período determinado durante o qual deverão reunir condições necessárias para retomar o curso de suas vidas”, informa.

Como já existe em Tupã, a Diretoria de Atenção à Mulher, a vereadora Dra. Telma acredita que a criação de Casa de Apoio permitirá que muitas mulheres que sofrem com a violência possam ser orientadas sobre os diferentes serviços disponíveis para a prevenção, apoio e assistência em cada caso particular. “É uma forma de fortalecer auto-estima e propiciar plenas condições de cidadãs”, destaca.

A Lei Maria da Penha - Lei 11.340/2006, que definiu que a violência doméstica e familiar contra as mulheres é crime e os agressores serão punidos, garantiu ainda a possibilidade da União, Distrito Federal, Estados e municípios criarem e promoverem centros de atendimentos integral e multidisciplinar para mulheres e respectivos dependentes em situação de violência, bem como a criação de Casas de Apoio.