“Ribeirão”: 2013 foi um ano produtivo para o Poder Legislativo

O presidente da Câmara Municipal de Tupã, “Ribeirão”, avaliou de forma positiva a atuação do Legislativo em 2013.

Publicado em: 27 de dezembro de 2013

O presidente da Câmara Municipal de Tupã, Antonio Alves de Sousa, “Ribeirão”, avaliou de forma positiva a atuação do Legislativo em 2013, pela aprovação de importantes projetos de lei e pela conquista de recursos para Tupã. “Foi um ano de muito trabalho e produtividade por parte dos vereadores”, destaca.

Dentre as proposituras de sua autoria, “Ribeirão” destaca a projeto de lei nº 13/2013, que se tornou a lei municipal nº 4.638, que disciplina a arborização urbana na Estância Turística de Tupã. “Hoje, temos normas para o plantio de árvores para preservar o meio ambiente e garantir a segurança dos munícipes. As redes de energia serão protegidas das grandes árvores que tocam os fios causando quedas elétricas e os pedestres terão mais segurança ao caminhar em passeios estreitos”, destaca.

“Ribeirão” também foi o autor do projeto de lei que autorizou o Poder Executivo explorar economicamente os espaços públicos utilizados na realização dos festejos de carnaval. O objetivo é aprimorar a festa, atrair mais turistas e gerar mais consumo no comércio.

Na área da educação, o vereador “Ribeirão” foi autor da indicação que sugeriu ao Poder Executivo que incluísse aulas de inglês na rede municipal de ensino. “A iniciativa tem por objetivo aprimorar a formação das nossas crianças e preparar a juventude para o mercado de trabalho, já que o domínio da língua inglesa já se tornou pré-requisito para vários tipos de serviço”, explica.

“Ribeirão” também preside a Comissão Parlamentar Especial (CPE) que mantém os trabalhos para viabilizar a instalação da Universidade Federal em Tupã. “Este é um sonho para Tupã. Não é fácil, mas estamos lutando para conseguir esta importante conquista na área da educação que beneficiará toda a nossa região”, comenta.

Além das 294 casas do Conjunto Habitacional Jammil Dualib, das 377 moradias do Conjunto Habitacional “Papa João Paulo II” e outras 155 em construção, “Ribeirão”, juntamente com o prefeito Manoel Gaspar e o vice Thiago Santos, também viabilizou a construção de mais de mil casas do Programa Minha Casa, Minha Vida. As unidades devem ser construídas a partir do próximo ano numa área na vicinal Tupã/Parnaso.

Assim que o Minha Casa, Minha Vida foi lançado pelo governo federal durante a gestão do presidente Lula, “Ribeirão” iniciou um trabalho para incluir Tupã neste programa. Por meio da indicação 161/2009, o vereador solicitou ao Poder Executivo que buscasse a inclusão de Tupã no projeto. Desde o início deste trabalho, o parlamentar contou com apoio do deputado federal Cândido Vaccarezza (PT).

Em outro trabalho de parceria com o Poder Executivo, “Ribeirão” intermediou a vinda do Poupatempo, que será construído no prédio do antigo Mercadão Municipal. “A instalação de uma unidade do Poupatempo em Tupã é uma antiga reivindicação da cidade, que é pólo regional, e vai de encontro ao projeto de expansão do programa, que está sendo colocado em prática pelo Governo Estadual. É importante ressaltar ainda que o Poupatempo atenderá não apenas a população tupãense, mas também os moradores da microrregião. Dessa forma, será possível beneficiar um universo de aproximadamente 200 mil habitantes, que hoje são obrigados a se deslocar para os municípios de Marília ou Presidente Prudente, onde estão sediadas as unidades mais próximas do programa”, explica.

Juntamente com os vereadores Luis Carlos Sanches e Augusto Fresneda Torres, “Ninha” Fresneda, “Ribeirão” teve participação política no repasse de R$ 1 milhão, do governo federal, ao Hospital São Francisco de Assis. Em 2010, os parlamentares apresentaram a indicação nº 458/2010, na qual solicitaram ao deputado federal Cândido Vaccarezza (PT), que intercedesse pela liberação de recursos para compra de equipamentos como um tomógrafo, arco cirúrgico de última geração e outros aparelhos. O recurso foi encaminhado este ano.

Para 2014, “Ribeirão” revela que o objetivo é continuar trabalhando em parceria com o Poder Executivo pela vinda da Universidade Federal para Tupã, revitalização da Avenida Tamoios, implantação do quarto distrito industrial e construção de mais de mil casas populares.