Pastor Rudynei propõe título de Utilidade Pública Municipal a Cooperativa de Recicladores

Foi lido e encaminhado às comissões, o projeto de lei nº 05/2014, de autoria do vereador Pastor Rudynei, que declara de Utilidade Pública Municipal a Cooretup.

Publicado em: 05 de fevereiro de 2014

Durante a sessão desta segunda-feira foi lido e encaminhado às comissões da Câmara Municipal, o projeto de lei nº 05/2014, de autoria do vereador Pastor Rudynei Monteiro, que declara de Utilidade Pública Municipal a Cooperativa de Trabalho de Recicladores de Tupã (Cooretup), responsável pela coleta seletiva de lixo.

Segundo o vereador Pastor Rudynei, com a Cooretup sendo declarada de Utilidade Pública Municipal abre-se um leque de oportunidades para introdução de melhorias, até então, ausentes por força da legislação. “É uma forma da cooperativa melhorar as condições de trabalho de seus associados, aumentar a produção e, consequentemente,  melhorar também as retiradas mensais, hoje, não chegando a R$ 800,00”, explica.

O trabalho na cooperativa funciona de forma compartilhada com divisão igualitária dos lucros entre os cooperados. O vereador Pastor Rudynei observa que a Cooretup merece total apoio do poder público, pois gera emprego e renda, garante a preservação ambiental e o prolongamento da vida útil do aterro sanitário.

Localizada na Estada Vicinal São Gonçalo, no Bairro São Martinho, a Cooretup conta com estrutura oferecida pela Prefeitura de Tupã, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, que promove orientações sobre o cooperativismo e desenvolvimento de campanhas de conscientização.