Audiência pública discutirá reativação do transporte ferroviária

A Câmara Municipal realizará nesta quarta-feira, dia 12, às 14 horas, uma audiência pública para discutir a reativação do transporte ferroviário.

Publicado em: 11 de fevereiro de 2014

A Câmara Municipal de Tupã, por meio da comissão parlamentar especial composta pelos vereadores Ricardo Raymundo, Caio Aoqui e Reginaldo Lima Rodrigues (Reginaldo Caveira), realizará nesta quarta-feira, dia 12, às 14 horas, uma audiência pública para discutir a reativação do transporte ferroviário na região da Alta Paulista.

A CPE tem o objetivo de realizar audiências com autoridades municipais, estaduais e federais, além de representantes da sociedade civil organizada e da América Latina Logística (ALL), a fim de discutir a reativação do transporte ferroviário de passageiros e de cargas na Alta Paulista.

Já confirmaram presença na audiência públicas representantes da ALL, da Rumo Logística, da Valec, da Ceagesp, da Udop (União dos Produtores de Bioenergia), o procurador da República, Diego Fajardo Mararanha, o superintendente Federal do Ministério da Agricultura em São Paulo, Francisco Sérgio Jardim, o diretor presidente da Associação de Preservação da Memória Ferroviária, Sérgio Feijão Filho, além de representantes do Sindicato Rural de Bastos.

Segundo o vereador Ricardo Raymundo, que é presidente da CPE, também confirmaram presença  representantes do Poder Executivo e das câmaras municipais no entorno da Malha Paulista, entre Bauru a Panorama, além de  autoridades estaduais e federais, empresários e munícipes interessados na volta das atividades do transporte ferroviário.

O vereador Ricardo acredita que a reativação da linha férrea diminuiria consideravelmente o custo do transporte. “A audiência pública será uma oportunidade para a comissão promover um debate entre os diversos setores envolvidos, ou seja, autoridades municipais, estaduais e federais, judiciário, sindicatos, associações e contribuintes, para tentar encontrar uma solução para o impasse em que vive o transporte ferroviário na Alta Paulista”, destaca.