Vereadores “Mangolo” e Valdir pedem mutirão de cirurgia de catarata
Por meio de indicação, os vereadores “Mangolo” e Valdir solicitaram ao Poder Executivo que realize um mutirão de cirurgias de catarata.
Publicado em: 12 de março de 2014
Por meio de indicação, os vereadores Josias Gomes do Nascimento, “Mangolo”, e Valdir de Oliveira Mendes solicitaram ao Poder Executivo que realize um mutirão de cirurgias de catarata para beneficiar os pacientes da rede pública que aguardam este tipo de procedimento.
Segundo o vereador “Mangolo”, o número de pacientes que se encontram na fila de espera da cirurgia de catarata é muito grande e vem aumentando a cada dia. “Acreditamos que somente um mutirão específico a ser realizado pela Secretaria Municipal de Saúde de Tupã, é que seria razoável para atender os usuários do SUS que aguardam por longo tempo a realização deste tipo de cirurgia”, comenta.
A cirurgia de catarata é uma operação simples na qual um cirurgião remove a cristalino natural turva do olho e a substitui por uma lente intraocular artificial (LIO). Todo o procedimento, em geral, é feito externamente e dura de 15 a 30 minutos. Os pacientes podem sentir de pouca a nenhuma dor e, normalmente, podem retomar suas atividades normais no dia seguinte.
Após ser aprovada a indicação, os vereadores “Mangolo” e Valdir encaminharam ofícios ao prefeito Manoel Gaspar e à secretária municipal de Saúde, Rosângela Urel Gaspar, a fim de viabilizar o mutirão de cirurgias de catarata.
Tiago Pettenuci
Assessor de Comunicação
Publicado por: Tiago Pettenuci, assessor de comunicação
Cadastre-se e receba notícias em seu email