Vereador Ricardo defende implantação de trem turístico

O vereador Ricardo Raymundo está defendendo a implantação de um trem turístico em Tupã. O objetivo é agregar valores aos destinos turísticos.

Publicado em: 13 de março de 2014

O vereador Ricardo Raymundo está defendendo a implantação de um trem turístico em Tupã. O objetivo é agregar valores aos destinos turísticos e contribuir para a preservação da memória ferroviária.

Na busca para viabilizar o projeto, o vereador Ricardo apresentou indicação na Câmara Municipal e solicitou apoio político ao prefeito Manoel Gaspar, ao governador Geraldo Alckmim, ao deputado estadual Reinaldo Alguz e ao diretor presidente da Associação de Preservação da Memória Ferroviária, Sérgio Feijão Filho.

Segundo o vereador Ricardo, a implantação deste trem seria um grande atrativo cultural e turístico para Tupã. “Poderíamos atrair turistas da região que desejam fazer este passeio. Algumas cidades, como Paraguaçu Paulista, já implantaram este projeto”, comenta.

O vereador Ricardo observa que o projeto de implantação de trem turístico é muito complexo e requer certa estrutura. “Sugiro que a Secretaria Municipal de Turismo realize convênio com a APMF (Associação de Preservação da Memória Ferroviária), para que em sinergia trabalhem na viabilização deste projeto”, solicita.

CPE

O vereador Ricardo preside a Comissão Parlamentar Especial (CPE), que defende a reativação do transporte ferroviário. Em fevereiro, a Câmara Municipal realizou uma audiência com representantes do poder público e empresários da região de Tupã para demonstrar o interesse regional pela recuperação e utilização da malha ferroviária a fim de criar novas alternativas para o setor agrícola e industrial. A ALL (América Latina Logística) participou e apresentou o cronograma da concessionária para recuperação da malha ferroviária de Bauru até Panorama, passando por Tupã. A intenção é começar os trabalhos este ano para que em 2015 o trem de carga volte a circular até Tupã.