Ribeirão” acredita que nova Avenida Tamoios consolidará como destino turístico regional
Para“Ribeirão”, o projeto de revitalização da Avenida Tamoios ficará entre as principais obras executadas nos últimos anos que mudará aspecto urbanístico e paisagístico da região central da estância turística.
Publicado em: 21 de março de 2014
Para o presidente da Câmara Municipal de Tupã, Antonio Alves de Sousa, “Ribeirão”, o projeto de revitalização da Avenida Tamoios ficará entre as principais obras executadas nos últimos anos que mudará aspecto urbanístico e paisagístico da região central da estância turística. A proposta foi apresentada aos comerciantes pela equipe de engenheiros e arquitetos da Universidade de São Paulo (USP), durante uma audiência realizada no dia 15 deste mês, na Câmara Municipal.
A obra será executada com recursos do governo estadual por meio do Departamento de Apoio ao Desenvolvimentos das Estâncias (DADE). Serão investidos mais de R$ 6 milhões. No final de 2012, “Ribeirão” intermediou a realocação deste recurso no projeto de Revitalização da Avenida Tamoios. O recurso estava previsto para o Mercadão Municipal, como o prédio não possuía escritura, Tupã poderia ficar sem receber a verba anual do turismo prevista para 2013. Embora ainda não tivesse assumido, o prefeito Manoel Gaspar solicitou apoio político ao parlamentar para viabilizar este investimento urbanístico e paisagístico da principal via de Tupã.
Segundo o vereador “Ribeirão”, a proposta apresentava transformará a Avenida Tamoios num ícone urbanístico regional. “Será importante etapa de uma série de ações que visam consolidar o município como destino de turismo regional. Beneficiará os moradores de Tupã e fortalecerá nosso comércio. Vamos modernizar nossa principal avenida”, destaca.
A proposta de requalificação urbana tem como principal objetivo fortalecer a vocação da Avenida Tamoios e o começo de suas ruas transversais, para ponto de encontro e de intensa visitação turística, representando um ambiente adequado para o comércio da rua e permanência dos seus clientes.
Durante a apresentação do projeto, “Ribeirão” sugeriu aos profissionais responsáveis pelo projeto que estudem a construção de um mirante para visualização de toda a Avenida Tamoios. Os engenheiros acharam interessante a indicação e ficaram de estudar a proposta.
“Ribeirão” explica que o projeto criará uma nova identidade visual para a avenida, que a destaque no contexto da cidade e que marque a sua transformação e modernização. Esta prevista a requalificação generalizada da área para a circulação de pedestres, com a criação de galerias para o enterramento da fiação aérea, troca dos pisos para as calçadas, adoção de uma padronização para a instalação de toldos e marquises, projeto e produção de um novo sistema de mobiliário urbano, introdução de uma densa vegetação com sombreamento de calçadas e proteção dos pedestres nas esquinas.
De acordo com “Ribeirão”, haverá aumento do espaço para pedestres com a diminuição do espaço carroçável da Avenida Tamoios, incluindo a faixa de segurança para pedestres. “A Avenida Tamoios terá uma temática que resgatará a cultura indígena, aplicando-os aos desenhos de pisos e mobiliário urbano.
Com relação ao sistema viário, “Ribeirão” explica que o projeto de reurbanização da Avenida Tamoios não prevê alteração no sistema viário atual no que se refere aos sentidos de circulação da via. O projeto de sinalização viária prevê a implantação de nova sinalização horizontal adequada à nova geometria horizontal da via. A sinalização vertical (de regulamentação, advertência e orientação) será elaborada de acordo com as normas preconizadas pelo Código de Trânsito Brasileiro.
Já o projeto de drenagem superficial prevê a captação das águas provenientes de cotas a montante da Avenida Tamoios, no trecho de intervenção, através da implantação de bocas de lobo, bocas de leão ou conjugadas.
Iluminação
Segundo “Ribeirão”, a proposta traz mudanças na iluminação com o objetivo de proporcionar perfeita visualização noturna da Avenida Tamoios, tanto para pedestres quanto para motoristas. A iluminação destacará toda a revitalização proposta para a área, não permitindo que este trabalho desapareça no período da noite. A iluminação do paisagismo destacará com temperatura de cor diferenciada a vegetação criada para o espaço.
Paisagismo
“Ribeirão” explica que o projeto apresentado permitirá a criação de um corredor verde, ligando canteiro de palmeiras do início da avenida, o único lugar com o canteiro central mantido, e o parque ecológico previsto para ser construído na baixada da Avenida Tamoios. O plantio contínuo de vegetação permite gerar um sistema de identidade próprio para toda a avenida, tornando-a mais agradável à utilização por pedestres.
Tiago Pettenuci
Assessor de Comunicação
Publicado por: Tiago Pettenuci, assessor de comunicação
Cadastre-se e receba notícias em seu email