Deputado Cândido Vaccarezza é novo líder do governo na Câmara

Ribeirão cumprimenta deputado federal, que foi escolhido pelo presidente Lula para representar o governo na Câmara dos Deputados

Publicado em: 02 de fevereiro de 2010

Parceiro do deputado federal Cândido Vaccarezza na região, o presidente da Câmara Municipal Antônio Alves de Sousa “Ribeirão” (PP) apresentou Moção de Congratulações ao petista pela sua indicação à liderança do governo na Câmara dos Deputados.

Vaccarezza foi indicado pelo presidente Lula semana passada para ocupar a função que era exercida pelo deputado Henrique Fontana (PT-RS).

“O deputado era até então o líder do PT na Câmara, função exercida com muita competência. Agora, com a decisão que partiu do próprio presidente Lula em nomear Vaccarezza para ocupar a função de líder do governo na Casa só demonstra o enorme prestígio que o deputado tem junto ao governo”, avalia Ribeirão.

Para o presidente do legislativo, a parceria com o deputado trouxe importantes conquistas para Tupã, como a verba do PAC para execução do projeto de macrodrenagem urbana. “Nosso município pode contar com o deputado para outros projetos de grande importância. Para Tupã e região essa indicação é muito importante, pois teremos como companheiro nada menos do que o líder do governo federal”, afirma.

A principal missão de Vaccarezza, além de articular a aprovação de importantes projetos para o país, será garantir a aprovação dos projetos do pré-sal ainda no primeiro semestre.

Líder do PT na Câmara em 2009, Cândido Vaccarezza, que está em seu primeiro mandato de deputado federal, cumpriu o papel de articulador da bancada na Casa e na defesa do governo Lula.

Desde o seu primeiro ano no cargo de deputado federal, Vaccarezza é considerado um dos 100 parlamentares mais influentes do parlamento na pesquisa “Os ‘Cabeças' do Congresso Nacional”, realizada anualmente pelo DIAP - Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar. A pesquisa destaca três características de Vaccarezza: articulador, organizador e formulador.

Em 2008, Vaccarezza presidiu a Comissão Especial sobre Edição de Medidas Provisórias que produziu uma proposta de emenda constitucional que altera o rito da tramitação das MPs. Ele integrou também as comissões de Constituição e Justiça e de Fiscalização Financeira e Controle. Em 2007, Vaccarezza assumiu a coordenação do Grupo de Trabalho de Consolidação das Leis da Câmara.

Vaccarezza foi deputado estadual em São Paulo por dois mandatos, de 1998 até 2006. Ele iniciou sua militância nos anos 70, no movimento estudantil da Bahia, estado onde nasceu, atuou na reorganização da UNE (União Nacional dos Estudantes) e participou da fundação do Partido dos Trabalhadores no estado. Em 1983 transferiu e fixou seu domicílio eleitoral no estado de São Paulo, onde ajudou a construir o PT e ocupou diversos cargos de direção partidária.

Andréia Simões
Assessoria da Câmara Municipal