“Ribeirão” e Reginaldo “Caveira” participam audiência sobre reativação da linha férrea

Publicado em: 11 de abril de 2014

Encontro foi promovido pela Frente Parlamentar em Defesa da Malha Ferroviária Paulista

O presidente da Câmara Municipal de Tupã, Antonio Alves de Sousa, “Ribeirão” e o vereador Reginaldo Lima Rodrigues, “Caveira”, representando o Legislativo tupãense, estiveram em São Paulo, onde participaram de uma audiência com Frente Parlamentar em Defesa da Malha Ferroviária Paulista. O encontro, realizado no dia 3 deste mês, discutiu o contrato de concessão da ALL (América Latina Logística) no Estado de São Paulo.

Prefeitos e vereadores das cidades sob área de influência do traçado e representantes de sindicatos do segmento ferroviário manifestaram suas preocupações com o eventual aproveitamento da antiga malha ferroviária paulista, resultante da privatização da Fepasa e hoje operada pela ALL.

Segundo o presidente da Câmara Municipal de Tupã, Antonio Alves de Sousa, “Ribeirão”, cerca de 100 pessoas, entre parlamentares, prefeitos, vereadores, sindicalistas, lideranças e pessoas envolvidas com o assunto ferrovias, participaram do encontro. “Este é um assunto que interessa muitos municípios do Estado de São Paulo onde a ferrovia passa. Os empresários e produtores rurais da Alta Paulista, por exemplo, esperam pela reativação da linha férrea para escoar suas produções”, observou.

“Ribeirão” perguntou aos representantes da ALL qual o motivo do atraso das obras de recuperação da linha férrea. O presidente da empresa respondeu que as obras sofreram atraso por causa do aguardo de licenças ambientais. Além disso, a linha férrea passa numa reserva indígena em Avaí, por isso, é preciso aguardar as licenças. “Ele informou que o governo federal está ajudando a resolver estas questões”, comentou.

Para o vereador Reginaldo “Caveira”, a reunião foi importante porque permitiu que alguns questionamentos fossem feitos aos representantes da ALL. “A Câmara Municipal está atenda aos interesses dos empresários e produtores rurais de nossa região. Por isso, participamos deste encontro para cobrar a reativação da ferrovia”, comentou.

Durante a audiência, o presidente da ALL, Pedro Roberto de Almeida, e o superintendente de Relações Institucionais da empresa, Evandro Abreu Souza, apresentaram dados sobre o projeto de expansão da Malha Norte, a duplicação do trecho Campinas/Santos, a recuperação de outros trechos e investimentos em trechos urbanos.

Já o superintendente de Ferrovias da ANTT, agência muito cobrada durante a reunião, Jean Mafra dos Reis, disse que o órgão está estudando reajustes nos contratos e inclusão de novas cláusulas.

Em Tupã, a Câmara Municipal criou uma Comissão Parlamentar Especial, composta pelos vereadores Ricardo Raymundo, Caio Aoqui e Reginaldo Lima Rodrigues (“Caveira”), para discutir a reativação da malha ferroviária. Durante uma audiência realizada em fevereiro deste ano, os parlamentares reuniram empresários de toda a região que manifestaram o interesse pela volta do trem cargueiro. Na oportunidade, o superintendente da ALL, Emanoel Tavares, apresentou o cronograma da concessionária para recuperação da malha ferroviária de Bauru até Panorama, passando por Tupã. Ele informou que a intenção é começar os trabalhos este ano para que em 2015 o trem de carga volte a circular até Tupã.