MEC analisa pedido de Centro de Educação Tecnológica para Tupã

Pedido feito pelo vereador Ribeirão foi encaminhado ao Ministério da Educação pela presidência da República

Publicado em: 28 de janeiro de 2010

MEC analisa pedido de Centro de Educação Tecnológica para Tupã
28/1/2010 - 11:43:08

O Ministério da Educação está analisando pedido para instalação de um Centro Federal de Educação Tecnológica em Tupã. A reivindicação, encaminhada ao MEC pelo gabinete da presidência da República, foi feita ano passado pelo presidente da Câmara Antônio Alves de Sousa “Ribeirão” (PP), com apoio do deputado federal Cândido Vaccarezza.

Ribeirão recebeu comunicado da Casa Civil informando que o processo está em tramitação no MEC e que as chances de disponibilizar uma unidade para o município são grandes, já que o centro integra o plano de expansão da rede federal do Ministério da Educação.

“Além dessa expansão, esperamos viabilizar uma unidade para Tupã, uma vez que a participação da rede federal na oferta das matrículas na educação profissional no Estado de São Paulo se mantém em nível significativamente inferior ao verificado no resto do país, sendo que o nosso Estado é o mais desenvolvido da federação”, aponta Ribeirão, que ressalta ainda a evidente carência do interior paulista pelo ensino técnico profissionalizante.

Dentro dessa proposta de expansão do ensino técnico profissional, já foram construídas em todo o Brasil 140 escolas técnicas. A meta do Ministério da Educação para 2010 é entregar mais 214 unidades que, somadas às outras escolas que foram federalizadas, integralizarão aproximadamente 366 escolas de Educação Profissional e Tecnológica em todo o país, com investimento de R$ 1,1 bilhão em todo o país.

Andréia Simões
Assessoria da Câmara Municipal