Vereadores sugerem a criação de diversos cursos na área da cultura

Os vereadores Luis Carlos,“Ribeirão”, “Mangolo” e Caio Aoqui solicitaram ao Poder Executivo que implante cursos gratuitos na área da cultura.

Publicado em: 14 de maio de 2014

        Os vereadores Luis Carlos Sanches, Antonio Alves de Sousa, “Ribeirão”, Josias Gomes do Nascimento, “Mangolo”, e Caio Aoqui solicitaram ao Poder Executivo que, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, implante cursos gratuitos de teatro, fotografia, dança de salão, artes plásticas, artesanato, desenho e história em quadrinhos, narração de histórias, confecção de bonecas e dança axé.  Cada parlamentar apresentou uma indicação.

O vereador Luis Carlos Sanches sugeriu a implantação dos cursos de teatro e fotografia. “Os cursos têm a finalidade de valorizar e qualificar todos os cidadãos que demonstram qualidade e competência nesses segmentos culturais, contemplando assim a capacidade de projetar o conhecimento, o saber fazer e a criatividade para formar um profissional completo”, destaca.

O vereador Luis Carlos observou que o município possui grupos de teatro que se destacam no cenário nacional e empresas de fotografia que fazem cobertura fotográfica em todo o Brasil. “Tupã é polo da fotografia e aqui também existem vários grupos de teatro com diversas premiações de níveis estaduais e nacionais, portanto, se faz necessário fortalecer estes setores e aperfeiçoar habilidades,” explicou.

 

Dança de Salão e Artes plásticas

Já o presidente da Câmara Municipal, Antonio Alves de Sousa, “Ribeirão”, solicitou ao Poder Executivo que crie cursos gratuitos de dança de salão e artes plásticas.  “Além de atender as inúmeras reivindicações da nossa população, a indicação tem por objetivo ampliar o leque de opções gratuitas de lazer e cultura oferecidas pelo poder público, contribuindo diretamente para a melhoria da qualidade de vida em nosso município”, ressalta.

Com grande número de adeptos na cidade, “Ribeirão” destaca que o curso gratuito de dança de salão beneficiaria, sobretudo, os setores mais carentes da população que raramente têm acesso a este tipo de atividade. “Já a implantação do curso gratuito de artes plásticas também seria oportuna, tendo em vista o grande número de interessados em se dedicar à arte em nossa cidade. Vale ressaltar que Tupã sempre se destacou por ter inúmeros e talentosos artistas plásticos e a iniciativa ajudaria a manter essa tradição, revelando novos talentos no município”, explica.

Artesanato e Quadrinhos 

O vereador Caio Aoqui é o autor da indicação que sugeriu ao Poder Executivo que implante cursos de artesanato e desenho e história em quadrinhos, com o intuito de ampliar o conhecimento de nossas artistas, possibilitando novas abordagens culturais. “Existe em nossa cidade um grande número de artistas que vivem do artesanato, gerando renda e sustento por meio de seus trabalhos. Sendo assim, o poder público não pode se furtar em tentar ampliar o conhecimento desses e tem como fundamental trabalho, proporcionar cursos e palestras, apresentando o que de mais novo tem a disposição deles, o aproximando cada vez mais de seus consumidores”, explica.

Segundo o vereador Caio Aoqui, também é possível notar a criação de um novo cenário cultural, com o surgimento de desenhistas jovens, interessados por linguagens mais atuais, como o desenho em quadrinhos. “Já temos alguns expoentes locais, e sentimos que já esta na hora de auxiliar esses artistas, que em sua maioria são jovens querendo mostrar seus trabalhos para todo o mundo”, destaca.

Histórias, Confecção e Dança     

            Já o vereador “Mangolo” apresentou indicação sugerindo ao Poder Executivo que implante cursos gratuitos de narração de histórias, confecção de bonecas e dança axé. O parlamentar ressalta que é possível notar como por exemplo as atividades referentes às danças que ocorrem no Parque do Atleta, onde o número de adeptos aumenta gradativamente. “Se tratando nas narrações de história, nossa cidade conta com um grande acervo histórico, no que tange os contos indígenas, contos da Letônia, dentre outros, portanto, nada mais justo do que o município incentivar os jovens a praticarem e explorarem este nicho.

Com a indicação aprovada pela Câmara Municipal, os vereadores encaminharam ofícios ao prefeito Manoel Gaspar, ao vice-prefeito Thiago Santos e ao secretário municipal de Cultura, Charles dos Passos.

 

 

Tiago Pettenuci

Assessor de Comunicação

 


Publicado por: Tiago Pettenuci, assessor de comunicação

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!