Câmara Municipal inicia divulgação do Parlamento Jovem 2014

Publicado em: 16 de maio de 2014

A Câmara Municipal de Tupã iniciou a divulgação das atividades do Parlamento Jovem 2014 nas escolas públicas e particulares. Na edição deste ano, o Legislativo receberá projetos de alunos do sexto ao nono ano. Os estudantes devem elaborar e entregar, no período de 19 a 23 deste mês, as propostas nas unidades de ensino. Os autores dos 15 melhores projetos serão empossados vereadores mirins.

A Comissão Executiva do Parlamento Jovem 2014 que julgará os projetos apresentados pelos estudantes é formada pelos vereadores Luis Carlos Sanches, Valter Moreno Panhossi e Caio Aoqui. Os parlamentares estão visitando as escolas para divulgar o projeto entre os alunos e professores.

Para elaborar o projeto de lei, o estudante deve escolher um partido temático (Agricultura, Direitos Humanos, Esportes, Cultura, Educação, Habitação, Natureza, Emprego, Juventude, Defesa do Consumidor, Saúde e Segurança Pública). Ao definir o partido, o aluno também estará escolhendo o tema com o qual trabalhará em sua redação. A proposta deve ser de possível realização.

A Comissão Executiva do Parlamento Jovem 2014 divulgará o resultado dos 15 melhores projetos de lei no período de 26 a 27 deste mês. Já a solenidade de diplomação e posse dos vereadores mirins acontecerá no dia 4 de junho, a partir das 20 horas.

No dia 5 junho, os 15 parlamentares mirins darão início aos trabalhos Legislativos para eleição e posse da Mesa Diretora do Parlamento Jovem 2014. Os jovens vereadores votarão seus projetos, visitarão o gabinete do prefeito e participarão de uma palestra sobre “Democracia e Cidadania”.

Os vereadores mirins participarão de uma única sessão plenária, mas seus mandatos serão mantidos durante um ano até a formação de um novo Parlamento Jovem. Neste período, cada vereador mirim poderá realizar o seus trabalhos na Câmara Municipal, organizando sessões e reuniões com o objetivo de apresentar, discutir e votar novos projetos elaborados por eles.

A TV Câmara acompanhará todas as atividades do Parlamento Jovem, com exibições pelo canal 10 (cabo) e canal 61.3 (digital).