Vereador Valdir destaca participação da região na Comitiva dos Tropeiros

O vereador Valdir acredita que a edição da Comitiva dos Tropeiros deste ano tenha atingido seu objetivo principal: atrair turistas para Tupã.

Publicado em: 20 de maio de 2014

Evento realizado no final de semana reuniu cerca de 400 cavaleiros

O vereador Valdir de Oliveira Mendes acredita que a edição da Comitiva dos Tropeiros deste ano tenha atingido seu objetivo principal: atrair turistas para Tupã. Cerca de 400 cavaleiros da região e até de outros estados participaram da cavalgada, realizada pela Prefeitura de Tupã, por meio da Secretaria Municipal de Turismo.

A cavalgada contou com a participação de 38 comitivas. O evento começou na sexta-feira com a recepção dos cavaleiros no recinto da Exapit. Já na manhã de sábado, o grupo seguiu para o distrito de Varpa onde almoçaram. Posteriormente, eles jantaram na Fazenda Palma. No domingo, os participantes retornaram ao recinto da Exapit onde participaram de almoço. Durante a programação, houve shows musicais para diversão das comitivas.

Por ser um dos principais eventos da estância turística de Tupã, o vereador Valdir trabalhou pela inclusão da Comitiva dos Tropeiros no calendário estadual de eventos. Por meio da lei Estadual nº 15.112, de 2 de setembro de 2013, a cavalgada de Tupã passou a fazer parte do calendário oficial de eventos do Estado de São Paulo. “Nós temos uma das melhores cavalgadas no estado, por isso, era necessário conquistar este reconhecimento”, explica o vereador Valdir.

De acordo com a Secretaria Municipal de Turismo, a Comitiva dos Tropeiros reuniu cavaleiros de Arco-Íris, Assis, Bastos, Flora Rica, Getulina, Herculândia, Iacri, Junqueirópolis, Luiziana, Marília, Mirandópolis, Palmital e Quintana. O evento também recebeu pessoas de Goioerê (Paraná) e Três Lagoas (MS).

O vereador Valdir parabenizou o prefeito Manoel Gaspar, o vice-prefeito Thiago Santos, a secretária municipal de Turismo, Márcia Fêlix, e os funcionários da pasta, além do Luiz Gonzaga Tovo, “Nanguinho”, pela realização deste evento. “Foi um sucesso. A cavalgada é um evento que preserva a tradição tropeira de nossa região”, destacou.

Segundo o vereador Valdir, a cavalgada também homenageou os fundadores do grupo Chapéu Branco, que completa este ano 50 anos.

Responsável por viabilizar os recursos para construção do Museu Tropeiro, o vereador Valdir acredita que o atrativo fortalecerá ainda mais a realização da cavalgada. Neste mês, a Câmara Municipal aprovou o projeto de lei da segunda etapa da obra. O museu está sendo construído no prédio da antiga estação ferroviária.