Câmara Municipal aprova projeto que declara a Cooretup Utilidade Pública Municipal

Vereador Pastor Rudynei é o autor do projeto de lei nº 05/2014, que declara de Utilidade Pública Municipal a Cooretup.

Publicado em: 22 de maio de 2014

Vereador Pastor Rudynei é o autor do projeto de lei

A Câmara Municipal aprovou o projeto de lei nº 05/2014, de autoria do vereador Pastor Rudynei Monteiro, que declara de Utilidade Pública Municipal a Cooperativa de Trabalho de Recicladores de Tupã (Cooretup), responsável pela coleta seletiva de lixo.

Com a Cooretup sendo declarada de Utilidade Pública Municipal, o vereador Pastor Rudynei observa que se abre um leque de oportunidades para introdução de melhorias, até então, ausentes por força da legislação. “É uma forma da cooperativa melhorar as condições de trabalho de seus associados, aumentar a produção e, consequentemente,  melhorar também as retiradas mensais, hoje, não chegando a R$ 800,00”, explica.

Localizada na Estada Vicinal São Gonçalo, no Bairro São Martinho, a Cooretup conta com estrutura oferecida pela Prefeitura de Tupã, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, com apoio total do secretário Renan Pontelli, que promove orientações sobre o cooperativismo e desenvolvimento de campanhas de conscientização.

Segundo o vereador Pastor Rudynei, o trabalho na cooperativa funciona de forma compartilhada com divisão igualitária dos lucros entre os cooperados. “A Cooretup merece total apoio do poder público, pois gera emprego e renda, garante a preservação ambiental e o prolongamento da vida útil do aterro sanitário”, destaca.

O projeto de lei nº 05/2014, de autoria do vereador Pastor Rudynei, que declara de Utilidade Pública Municipal a Cooretup foi aprovado durante a sessão desta segunda-feira.