Estudantes têm até hoje para participar do Parlamento Jovem

Alunos do sexto ao nono ano do ensino fundamental que desejam participar do Parlamento Jovem 2014 têm até hoje, dia 23, para entregar os projetos de lei nas escolas.

Publicado em: 23 de maio de 2014

Os estudantes do sexto ao nono ano do ensino fundamental que desejam participar do Parlamento Jovem 2014, promovido pela Câmara Municipal de Tupã, têm até hoje, dia 23, para entregar os projetos de lei nas escolas. As propostas serão entregues pelas unidades de ensino para que a comissão executiva escolha os 15 melhores projetos de lei.

Para elaborar o projeto de lei, o estudante deve escolher um partido temático (Agricultura, Direitos Humanos, Esportes, Cultura, Educação, Habitação, Natureza, Emprego, Juventude, Defesa do Consumidor, Saúde e Segurança Pública). Ao definir o partido, o aluno também estará escolhendo o tema com o qual trabalhará em sua redação. A proposta deve ser de possível realização.

A Comissão Executiva do Parlamento Jovem 2014 que julgará os projetos apresentados pelos estudantes é formada pelos vereadores Luis Carlos Sanches, Valter Moreno Panhossi e Caio Aoqui. Os 15 melhores trabalhos serão anunciados até o dia 27 deste mês.

Segundo o vereador Luis Carlos Sanches, que é presidente da Comissão Executiva do Parlamento Jovem 2014, a solenidade de diplomação e posse dos vereadores mirins acontecerá no dia 4 de junho, a partir das 20 horas.

Já o vereador Valter Moreno explica que, no dia 5 junho, os 15 parlamentares mirins darão início aos trabalhos Legislativos para eleição e posse da Mesa Diretora do Parlamento Jovem 2014. “Os jovens vereadores votarão seus projetos, visitarão o gabinete do prefeito e participarão de uma palestra sobre Democracia e Cidadania”, informa.

De acordo com o vereador Caio Aoqui, que é vice-presidente da Comissão Executiva, os vereadores mirins participarão de uma única sessão plenária, mas seus mandatos serão mantidos durante um ano até a formação de um novo Parlamento Jovem. Neste período, cada vereador mirim poderá realizar o seus trabalhos na Câmara Municipal, organizando sessões e reuniões com o objetivo de apresentar, discutir e votar novos projetos elaborados por eles.