Luis Alves participa do 12º Congresso da Conam em João Pessoa

O vereador Luis Alves participou do 12º Congresso da Conam, que ocorreu em João Pessoa (Paraíba), com a temática “Na construção das reformas democráticas para o Brasil continuar avançando”.

Publicado em: 04 de junho de 2014

O vereador Luis Alves de Souza participou do 12º Congresso da Confederação Nacional de Associações de Moradores (Conam), que ocorreu entre os dias 23 a 25 de maio, em João Pessoa (Paraíba), com a temática “Na construção das reformas democráticas para o Brasil continuar avançando”. O parlamentar tupãense foi um dos palestrantes do evento.

O 12° Congresso da Conam teve como principais pontos pauta o debate sobre a conjuntura nacional, políticas públicas no tocante à habitação, mobilidade urbana, regularização fundiária, pautas fundamentais na defesa da reforma urbana, uma necessidade para o desenvolvimento do Brasil.

Segundo o vereador Luis Alves, a Conam, ao longo dos seus 32 anos, esteve sempre presente nas lutas pelo desenvolvimento econômico, pela soberania nacional, por uma profunda reforma urbana, pela garantia e ampliação dos direitos sociais dos trabalhadores e das trabalhadoras, e pelo fortalecimento da democracia. Sempre debateu com a base do movimento comunitário a importância de elevarmos a nossa compreensão sobre a conjuntura e aumentar a nossa participação política, interferindo nos rumos do País.

O vereador Luis Alves ressalta que o Brasil nessa década mudou consideravelmente, hoje o país reuni condições mais favoráveis à construção do Projeto Nacional de Desenvolvimento mais inclusivo. Na medida em que as conquistas deste período exigem mais ousadia para avançar mais nas mudanças de caráter estruturante. “Grande parte destas conquistas sociais e estruturais foram frutos da luta e mobilização da Conam das suas filiadas e dos movimentos sociais organizados. As lutas pela moradia, contra os despejos, pelo saneamento, regularização fundiária, pelo atendimento básico em saúde, contra o aumento das tarifas e qualidade no transporte coletivo, entre tantas conquistas, tem a forte marca da luta das lideranças comunitárias de todas regiões do Brasil”, destaca.

O Congresso do Conam, representando mais de 20 mil associações de moradores, reuniu 1,1 mil delegados de associações de moradores de todo o país. O vereador Luis Alves informa que hoje a Conam congrega mais de 600 Federações municipais de associações de moradores e 23 Federações estaduais, está presente nos 26 estados e distrito federal. “Nesse período também cresceu a articulação internacional do movimento comunitário brasileiro. Nossa contribuição com as lutas dos povos a nível mundial está em fortalecer as articulações das redes internacionais que a Conam é participante”, explica.

Para o vereador Luis Alves, apesar das dificuldades estruturais, muito comum no movimento comunitário, a Conam se consolidou como uma das entidades mais representativas. “O movimento comunitário esteve presente com protagonismo das principais conferencias em âmbito nacional, estadual e local, em todo o país. Destacamos a ação nos debates sobre saúde e desenvolvimento urbano”, destaca.

Além do vereador Luis Alves, representaram Tupã neste evento os líderes comunitários Sebastião Aparecido Moraes, presidente da Associação de Bairros do Jamil Dualibi e Papa João Paulo II, e Teresa Vicente, presidente da Associação dos Moradores da Travessa Indiana e Região. Ela foi eleita a nova conselheira do Conselho Nacional das Entidades Associadas, órgão ligado à Conam.