Valdir e técnicas da Assistência Social visitam Vila Dignidade de Ribeirão Preto

Além de conhecer as instalações da unidade, vereador Valdir buscou informações quanto ao funcionamento do projeto, o desafio na implantação e as dificuldades na manutenção daquela unidade.

Publicado em: 26 de junho de 2014

O vereador Valdir de Oliveira Mendes, acompanhado da assistente social Valéria Regina L. Sanches Mutti e da diretora de Departamento de Vigilância Socioassistencial Gislaine Rodrigues Treviso, visitou a Vila Dignidade de Ribeirão Preto. Além de conhecer as instalações da unidade, o parlamentar e as técnicas da Secretaria Municipal de Assistência Social buscaram informações quanto ao funcionamento do projeto, o desafio na implantação e as dificuldades na manutenção daquela unidade.

O Programa Vila Dignidade atende idosos com mais de 60 anos que vivem sozinhos, ganham até um salário mínimo, sejam independentes para tarefas diárias e morem há pelo menos dois anos no município. O objetivo é proporcionar lazer e entretenimento, assegurar melhor qualidade de vida, prevenção ao asilamento, estimular a inter-relação e o convívio social.

Na oportunidade, o vereador Valdir e as técnicas da Secretaria de Assistência Social foram recebidos pela assistente social Márcia Aparecida Ribeiro e pelo coordenador técnico da Proteção Especial ao Idoso, Paulo Henrique Picoli. “Foi uma visita bem produtiva. Tivemos a oportunidade de visualizar como será nossa unidade em Tupã”, relata o parlamentar.

Em Tupã, será entregue 18 unidades da Vila Dignidade com um dormitório, sala conjugada à cozinha, banheiro, área de serviço, aquecedor solar e área externa nos fundos. Há também itens de segurança e acessibilidade para garantir a estrutura necessária aos moradores. São barras de apoio, pia e louças sanitárias em altura adequada, portas e corredores mais largos, além de rampas e pisos antiderrapantes.

Segundo o vereador Valdir, do lado de fora das casas também há investimento. O conjunto tem projeto paisagístico diferenciado que proporciona um ambiente agradável para os moradores. Também há um salão para atividades diversas, como reuniões e cursos. Para que os idosos mantenham a saúde em dia, foi instalada uma Academia ao Ar Livre na Vila Dignidade.

A Vila Dignidade de Tupã está sendo construída num terreno entre a Rua Polônia e Rua João Tavares do Couto, na Vila Europa. Desde 2009, o vereador Valdir apresentou indicações ao governo estadual com o objetivo de viabilizar este projeto.