Câmara Municipal homenageia Cursinho 180 Graus

Durante a sessão desta segunda-feira, por solicitação do vereador Caio Aoqui, a Câmara Municipal homenageou o Cursinho 180 Graus.

Publicado em: 03 de julho de 2014

Iniciativa do vereador Caio destaca os 10 anos do projeto

Durante a sessão desta segunda-feira, por solicitação do vereador Caio Aoqui (PSDB), a Câmara Municipal homenageou o Cursinho 180 Graus da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp), campus de Tupã, em comemoração aos 10 anos de atividade. Aoqui é o autor da moção de congratulações que resultou na homenagem. Alunos e professores acompanharam a solenidade.

Com o intuito de diminuir as divergências sociais que possui o sistema educacional público, os professores e alunos do campus da Unesp de Tupã resolveram criar em 2004 um cursinho pré-vestibular para colaborar no ingresso dos alunos mais carentes ao ensino superior.

Segundo o vereador Caio Aoqui, a iniciativa começou com apenas 15 alunos, no segundo semestre de 2004. “Com o sucesso do projeto, após um ano de existência, já eram oferecidas 40 vagas, aumentando em 2008 para 80 alunos e a partir de 2011, o projeto já atendia 100 jovens, deixando de ser semestral e passando a ser anual no primeiro semestre de 2010”, conta.

O vereador Caio Aoqui entregou a Moção de Congratulações ao coordenador executivo da Unesp, Danilo Florentino Pereira, e ao coordenador discente do  Cursinho 180 graus, Lucas Aranha Fialho.

Durante a homenagem, o vereador Caio destacou o trabalho e a liderança do aluno da UNESP e coordenador discente Lucas Fialho que, nos últimos anos, foi responsável pelas reformulações do cursinho, levando o mesmo a ter reconhecimento nacional.

O parlamentar também ressaltou que, ao longo destes 10 anos, o Cursinho 180 Graus já colheu diversos frutos. “Foram cerca de 30 aprovações em universidade públicas e 22 aprovações em instituições privadas com o auxílio do Prouni no vestibular de final de ano em 2010. Nos vestibulares de 2011, atingiu-se mais de 60 aprovações em instituições publicas e privadas”, informa.

O vereador Caio observa que o Cursinho 180 Graus adota uma política de inclusão social, promove o desenvolvimento educacional e social desses alunos/professores, por meio de ações articuladas entre universidade e comunidade. “Este projeto trabalha para diminuir um pouco a divergência social que o sistema educacional brasileiro gera no ensino superior público como também a oportunidade de gestão por parte do corpo discente de uma instituição, permitindo o desenvolvimento de habilidades como corporativismo e voluntariado”, destaca.

Atualmente, o Cursinho 180 Graus tem 18 alunos da Unesp atuam como professores. Atuam como docente do projeto os seguintes alunos: Acácia Ocério da Silva, Álvaro Duarte Martins, Stefano Duarte, Stéfani Mariotti, Caio Felipe Cosine, Mateus Leme, Guilherme de Andrade Ussuna, Henrique de Oliveira Bernardi, Bianca Yoshimura, Jéssica dos Santos Leite Gonella, Thomas Hideki, Celso Napoleon, Lucas Furlani Zoccal, Daiane Bueno, Renata Borini Marcondes e Santos, Douglas Ken Nagai, Diego Romero e Thiago Talon de Oliveira Carreira. O vereador parabenizou os alunos/professores e a coordenação executiva da UNESP por este relevante serviço prestado. “Estes estudantes dedicam o seu tempo para preparar as aulas e passar os seus conhecimentos de maneira gratuita para jovens de nossa cidade. A coordenação da Unesp que dá todo suporte e estrutura. Por isso, eles merecem os nossos aplausos e o nosso total reconhecimento”, afirma o vereador.