CEP discute realização do 1º Concurso Gastronômico Sabores de Tupã

A Comissão Parlamentar Especial, criada com o objetivo de organizar e realizar o concurso gastronômico de pratos típicos, se reuniu com os proprietários de restaurante para formatar as regras do evento.

Publicado em: 03 de julho de 2014

         A Comissão Parlamentar Especial (CPE) criada com o objetivo de organizar e realizar o concurso gastronômico de pratos típicos se reuniu com os proprietários de restaurante para formatar as regras do evento. O encontro ocorreu na noite desta terça-feira, na Câmara Municipal, onde cada empresário teve a oportunidade de apresentar suas sugestões para o regulamento do concurso.

Presidida pelo vereador Antonio Alves de Sousa, “Ribeirão”, a CPE do Concurso Gastronômico conta ainda com a participação dos vereadores Luis Carlos Sanches e Pastor Rudynei Monteiro. O evento promete movimentar a estância turística de Tupã.

Segundo o presidente da Câmara Municipal, “Ribeirão”, o 1º Concurso Gastronômico Sabores de Tupã terá duas categorias, uma voltada ao setor e outra aos munícipes.  “Tupã é um município que conta com potencial gastronômico nato e diversificado, herança não só da influência indígena, mas também da forte presença de várias comunidades étnicas no município, como portugueses, italianos japoneses e árabes, entre outros”, observa.

“Ribeirão” explica que a realização do Concurso Gastronômico Sabores de Tupã tem por objetivo valorizar e disseminar a riqueza gastronômica do município, além de resgatar pratos típicos da cidade e região e revelar novos talentos na área, servindo também como aglutinador de ideias e sabores. “A reunião foi produtiva, pois elaboramos um regulamento. A partir deste mês, vamos começar a divulgação e as inscrições tanto para as empresas quanto para o cidadão”, informa.

De acordo com “Ribeirão”, o Concurso Gastronômico é uma forma de estimular a criação de pratos típicos para se tornarem referenciais de nossa estância turísticas. O evento envolverá os restaurantes da cidade e permitirá que pessoas que gostam de cozinhar tenham a oportunidade de mostrar o seu talento. Por isso, o concurso terá duas categorias. “Propormos a instalação dessa Comissão Parlamentar Especial, a fim de transformar o Concurso Gastronômico em um evento tradicional de Tupã e que possa contribuir para fortalecer o potencial turístico da cidade, a exemplo de eventos similares realizados em várias localidades do país, que atraem grande número de visitantes e ajudam a movimentar a economia local”, explica.

O vereador Pastor Rudynei Monteiro destaca que é privilégio participar deste concurso. “Para nossa estância turística, eu creio que são atitudes que demostram realmente um futuro. Isso é olhar para o futuro, é apenas um passo para Tupã se tornar mais conhecida com estância turística e nossos estabelecimentos cresçam com a nossa cidade. Nós esperamos turistas que possam contemplar algo diferente”, observa.

 

Setor gastronômico apoia iniciativa da Câmara Municipal

               

            Todos os restaurantes foram convidados para participarem desta reunião. Quem comparecer aprovou a iniciativa da Câmara Municipal em criar a CPE para organizar e realizar o Concurso Gastronômico.

            Para o empresário José Tucunduva, “Lelo”, a ideia é importante porque Tupã tem muito para oferecer na área da gastronomia, além disso, o concurso também vai incentivar o turismo. “Fico contente com o critério que será adotado na avaliação dos produtos, vão participar profissionais da área de degustação, pessoas que conhecem a área de alimentação e clubes de serviços”, comenta.

            O empresário Túlio Convento destacou que o Concurso Gastronômico veio numa ótima hora para fomentar o turismo em Tupã. Assim como o lanche Bauru ficou conhecido nacionalmente, ele acredita que nossa estância turística tem condições que criar pratos que possam ser referência por todo o Brasil.

            Outro representante do segmento da alimentação, Francisco Augusto Bitelli, elogiou a iniciativa de se criar um cardápio com pratos típicos. “Isso é uma iniciativa ótima. Nós temos os produtos, gente capacitada e nos temos de melhor a estância turística. É só fazer valer”, ressalta.

 

Tiago Pettenuci

Assessor de Comunicação


Publicado por: Tiago Pettenuci, assessor de comunicação

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!