Inscrições para Concurso Gastronômico Sabores de Tupã estão abertas

As inscrições para o 1º Concurso Gastronômico Sabores de Tupã começam nesta segunda-feira, dia 4. São duas categorias: pessoa jurídica (estabelecimentos comerciais) e pessoa física (população).

Publicado em: 04 de agosto de 2014

As inscrições para o 1º Concurso Gastronômico Sabores de Tupã, promovido pela Câmara Municipal, TV Câmara e Secretaria Municipal de Turismo, começam nesta segunda-feira, dia 4. São duas categorias: pessoa jurídica (estabelecimentos comerciais)   e pessoa física (população).

O objetivo do concurso é consolidar a gastronomia local como um dos atrativos do turismo tupãense, tecendo uma rede de endereços e informações culturais sobre sua culinária, seus pratos, sua história, produtos e como se originaram.

Cada categoria possui regulamento próprio. Por isso, os interessados devem acessar o site da Câmara Municipal de Tupã (www.camaratupa.sp.gov.br) para baixar o regulamento.

Na categoria pessoa física, o candidato deverá atender aos seguintes requisitos: ser brasileiro nato, ou estrangeiro naturalizado residente em Tupã; e ser maior de 18 anos. Já na categoria pessoa jurídica, os requisitos são: desenvolver atividade no ramo de alimentação; atender todas as normas de vigilância sanitária; possuir cozinha instalada no estabelecimento comercial.

As inscrições são gratuitas e poderão ser realizadas até o dia 20 de agosto de 2014 na Câmara Municipal de Tupã, localizada na Praça da Bandeira, 222, centro; na TV Câmara de Tupã, na Praça da Bandeira, 70, ou na Secretaria Municipal de Turismo, com sede na Rua Cherentes, 639, centro. O horário de atendimento para as inscrições será das 8 horas às 11h30 e das 13h30 às 16 horas.

Os interessados poderão se inscrever também através do site www.camaratupa.sp.gov.br, no link 1º Concurso Gastronômico Sabores de Tupã até às 23h59 do dia 20 de agosto de 2014.

No ato da inscrição o candidato deverá apresentar a receita, que deverá ser prato saudável, quente, salgado ou agridoce, de sabor e apresentação original. A receita poderá utilizar qualquer ingrediente, e, obrigatoriamente, no mínimo, dois seguintes itens da produção regional ou derivados, incluindo Amendoim, Cana de Açúcar, Mandioca, Carne Suína, Pimenta, Manga, Abacate, Abóbora, Peixe e Mel.

Cada prato também poderá ter até dois acompanhamentos, como Arroz branco, Purê, Batatas, Feijão, Farofa, Legumes, Salada e Pirão.

O concurso é uma realização da Comissão Parlamentar Especial da Câmara Municipal de Tupã, TV Câmara de Tupã e Secretaria Municipal de Turismo e conta com o apoio das rádios Tupã AM/FM, Cidade FM, Interativa FM e Band FM. A Comissão Parlamentar Especial da Câmara Municipal de Tupã, criada pela Resolução 04/2014, é composta pelos vereadores Antônio Alves de Sousa “Ribeirão” (presidente), Luis Carlos Sanches e Rudynei Monteiro (membros).

O concurso será por etapas e os pratos serão julgados por representantes de entidades e poder público. A final será no dia 11 de outubro.

Premiação

Os cinco pratos vencedores da categoria pessoa física serão incluídos no Cardápio Gastronômico da Estância Turística de Tupã e receberão premiação em dinheiro. O 1º colocado receberá prêmio de R$ 3.250,00; o 2º colocado, R$ 1.500,00; 3º colocado, R$ 1.000,00; 4 º colocado, R$ 750,00; e 5 º colocado, R$ 500,00.

Já os cinco pratos vencedores da categoria pessoa física serão incluídos no Cardápio Gastronômico da Estância Turística de Tupã e receberão uma peça de louça decorativa alusiva ao 1º Concurso Gastronômico “Sabores de Tupã”.