Valdir acredita que Museu Tropeiro será uma referência regional
Responsável por viabilizar os recursos para construção do Museu Tropeiro, o vereador Valdir foi conferir como está o andamento da obra.
Publicado em: 28 de agosto de 2014
Responsável por viabilizar os recursos para construção do Museu Tropeiro, o vereador Valdir de Oliveira Mendes foi conferir como está o andamento da obra. Depois de sofrer diversas paralisações nos últimos anos, os trabalhos na antiga estação ferroviária se concentram na parte interna e externa.
O vereador Valdir espera que o atrativo fique pronto neste ano. “Esperamos que na próxima cavalgada, nós tenhamos o Museu Tropeiro pronto para receber os cavaleiros de Tupã e região que participam da comitiva tropeira”, comentou.
O Museu dos Tropeiros terá sala de administração, sala reserva, sala de exposição temporária, sala de exposição fixa, recepção, banheiros para funcionários, banheiros masculino e feminino para o público e um auditório.
Segundo o vereador Valdir, Tupã já possui uma das maiores cavalgadas do Estado de São Paulo. Com a construção do Museu Tropeiro, o município volta a ser referência no resgate da história tropeira. “A história dos tropeiros será preservada com a construção deste museu. Os tupãenses, especialmente os mais novos, terão a oportunidade de conhecer a história e a cultura daqueles que ajudaram a desenvolver o nosso município e nosso Brasil”, observou.
O idealizador do acervo tropeiro e da comitiva tropeira, Luiz Gonzaga Tovo, “Nanguinho”, acompanhou o vereador Valdir na visita ao Museu Tropeiro. Ele destacou que na região não haverá um museu como este que conta a história dos tropeiros.
Embora o Museu Tropeiro não esteja pronto, Tupã já possui um acervo tropeiro organizado por “Nanguinho”. São fotos e objetos utilizados pelos cavaleiros que resgatam a história do Chapéu Branco.
Tiago Pettenuci
Assessor de Comunicação
Publicado por: Tiago Pettenuci, assessor de comunicação
Cadastre-se e receba notícias em seu email