Definido o cronograma do Concurso Gastronômico Sabores de Tupã

Publicado em: 17 de setembro de 2014

Preparação dos pratos da categoria jurídica começa na próxima semana

A Comissão Parlamentar Especial definiu o cronograma das etapas do 1º Concurso Gastronômico Sabores de Tupã. A avaliação dos pratos da categoria pessoa jurídica será nos dias 23, 24, 25 e 26 deste mês, nos estabelecimentos inscritos. Já a fase que envolve pessoas físicas acontecerá no dia 29 deste mês e no dia 2 de outubro, na Esefap.

O 1º Concurso Gastronômico Sabores de Tupã, promovido pela Câmara Municipal, TV Câmara e secretarias municipais de Turismo e Cultura, recebeu diversas inscrições, no entanto, apenas 33 foram habilitadas para participar na categoria pessoa física e cinco na categoria pessoa jurídica. O objetivo é consolidar a gastronomia local como um dos atrativos do turismo tupãense.

Na próxima segunda-feira, dia 22, às 20h30 min, na Câmara Municipal, acontecerá o sorteio para definir as comissões julgadoras do concurso, que será formada por representantes do poder público, clubes de serviços e entidades associativas.

Os inscritos na categoria pessoa jurídica colocarão a mão da massa a partir do dia 23, às 20 horas, quando acontecerá o Dia “D” no Supermercado Max. O estabelecimento preparará o prato “Costelinha Afrodite”.

Na sequência, o concurso terá as seguintes etapas da categoria pessoa jurídica: dia 24, às 12h30, no Madrugão Lanches, com o prato “Flor de Tupã”, e às 20 horas, no restaurante Forno e Fogão, com o prato “Filezinho à moda Tupã”; dia 25, às 20h30, no Salgados Finos, com o prato “Frango da Roça”; dia 26, às 20 horas, no restaurante Toulouse, com o prato “Abadejo Sertanejo”.

Pessoa Física

Já os inscritos na categoria pessoa física serão divididos em grupo. A etapa acontecerá: dia 29, grupo 1, das 18 às 20 horas, e grupo 2, das 19h30 às 21h30; e dia 2 de outubro, grupo 1, das 18 às 20 horas, e grupo 2, das 19h30 às 21h30. A preparação dos pratos será no laboratório de Nutrição e Dietética da Esefap, que é parceria do evento. O concurso fará parte da atividade do curso de Nutrição, na disciplina de Técnica Dietética.

A final da categoria pessoa física acontecerá no dia 9 de outubro, durante o projeto Quinta com Arte. Apenas 10 finalistas participarão desta fase. Os cinco pratos vencedores da categoria pessoa física serão incluídos no Cardápio Gastronômico da Estância Turística de Tupã e receberão premiação em dinheiro. O 1º colocado receberá prêmio de R$ 3.250,00; o 2º colocado, R$ 1.500,00; o 3º colocado, R$ 1.000,00; o 4 º colocado, R$ 750,00; e o 5 º colocado, R$ 500,00.

O 1º Concurso Gastronômico Sabores de Tupã é uma realização da Comissão Parlamentar Especial da Câmara Municipal, da TV Câmara de Tupã e da Secretaria Municipal de Turismo. O evento conta com o apoio das rádios Tupã AM/FM, Cidade FM, Interativa FM e Band FM.

A Comissão Parlamentar Especial da Câmara Municipal de Tupã, criada pela Resolução 04/2014, é composta pelos vereadores Antônio Alves de Sousa “Ribeirão” (presidente), Luis Carlos Sanches e Rudynei Monteiro (membros).