Última etapa da categoria pessoa física do Concurso Gastronômico acontece hoje

A última etapa da categoria pessoa física do 1º Concurso Gastronômico Sabores de Tupã acontece hoje.

Publicado em: 02 de outubro de 2014

A última etapa da categoria pessoa física do 1º Concurso Gastronômico Sabores de Tupã, promovido pela Comissão Parlamentar Especial da Câmara Municipal, TV Câmara de Tupã e secretarias municipais de Turismo e Cultura, acontece hoje. A preparação dos pratos acontecerá das 18 às 20 horas (grupo 1) e das 19h30 às 21h30 (grupo 2).

Os participantes utilizarão o laboratório de Nutrição e Dietética da UNIESP/Esefap, que é parceria do evento. O concurso faz parte da atividade do curso de Nutrição.Dentro das disciplinas da grade, nós temos a disciplina de Técnica Dietética que é essa que estamos conseguindo acolher muito bem o concurso gastronômico. Para nossos alunos, é muito importante no ponto de vista acadêmico”, explicou Cristiane Guilherme, professora curso de Nutrição.

Faustino, diretor da UNIESP/Esefap de Tupã, elogiou a iniciativa da Câmara Municipal em realizar o concurso gastronômico. “Eu acho a iniciativa muito bem-vinda, o município de Tupã pode ser beneficiado. É um evento que vai trazer conhecimento. A iniciativa foi muito positiva. A TV Câmara e Câmara Municipal estão de parabéns”, destacou.

Mais uma vez os pratos preparados durante o Concurso Gastronômico Sabores de Tupã surpreendeu os jurados. “Primeiro quero dar os parabéns pela iniciativa muito bem elaborada. Os pratos foram muito bem trabalhados, foi um prazer participar, aprender um pouco mais”, destacou Geraldo Magela, secretário de Esportes, que representante da Prefeitura.

“Eu achei que os pratos foram muito bem elaborados, os cozinheiros tiveram criatividade, surpreenderam, eu mesmo gosto de cozinhar e de repente você vê as surpresas, tipo os purês, muito diferente, muito bem elaborado. Souberam dar o paladar necessário colocando amendoim com costelinha de porco, um pernil diferenciado, realmente tiveram uma ótima criatividade”, Cláudio Zopolato, representante do Rotary Vanuíre.

Dos 32 participantes da fase pessoa física, apenas 10 serão classificados para final que acontecerá no dia 9 de outubro, durante o projeto Quinta com Arte. Os cinco pratos vencedores da categoria pessoa física serão incluídos no Cardápio Gastronômico da Estância Turística de Tupã e receberão premiação em dinheiro. O 1º colocado receberá prêmio de R$ 3.250,00; o 2º colocado, R$ 1.500,00; o 3º colocado, R$ 1.000,00; o 4 º colocado, R$ 750,00; e o 5 º colocado, R$ 500,00.

A classificação da categoria pessoa jurídica também será divulgada no dia 9 de outubro.

A Comissão Parlamentar Especial da Câmara Municipal, responsável pelo concurso, criada pela Resolução 04/2014, é composta pelos vereadores Antônio Alves de Sousa “Ribeirão” (presidente), Luis Carlos Sanches e Rudynei Monteiro (membros). O objetivo é consolidar a gastronomia local como um dos atrativos do turismo tupãense.