Definido os pratos oficias do cardápio gastronômico da estância turística

Com o prato Lasanha Apimentada Estrela, Vanda de Godoi Silva foi a vencedora do 1º Concurso Gastronômico Sabores de Tupã.

Publicado em: 16 de outubro de 2014

Com o prato Lasanha Apimentada Estrela, Vanda de Godoi Silva foi a vencedora do 1º Concurso Gastronômico Sabores de Tupã, promovido pela Comissão Parlamentar Especial da Câmara Municipal, da TV Câmara de Tupã e das secretarias municipais de Turismo e Cultura, na categoria pessoa física.

Das 31 receitas selecionadas para participar da primeira fase da categoria pessoa física, apenas 10 foram escolhidos pelos jurados para disputar a grande final que ocorreu na última quinta-feira, dia 9, na Praça da Bandeira, defronte ao Paço Municipal, durante o projeto “Quinta com Arte”.

Além do primeiro lugar conquistado por Vanda, que ganhou R$ 3.250,00, patrocinados pela Air Flower Perfumes para Ambientes, a categoria pessoa física teve os seguintes vencedores: 2º lugar, Cristiane Vicente de Oliveira, “Pernil à Tupã Mirim”, (R$ 1.500,00), prêmio patrocinado pela Mercoclean; 3º lugar, Rute Moura Ferreira de Oliveira, “Rocambole Vanuíre” (R$ 1.000,00), patrocinado pela Unipetro; 4º lugar, Welington Ricardo Costa, “Abóbora Abaetê” (R$ 750,00), patrocinado pelo Varejão Gaspar; 5º lugar, “Puchero do Vovô”, Luis Carlos Ferrari Carrilho (R$ 500,00), patrocinado pela Proeste.

Cada prato foi julgado por três jurados, sendo que um será representante de entidade já sorteada na Câmara Municipal e os outros dois foram escolhidos por sorteio entre os inscritos na hora do evento. “Quero agradecer ao pessoal que me apoiou, minhas filhas, meu marido e minha professora. Agradecer a todos pela vitória”, disse a vencedora Vanda de Godoi Silva.

Além dos cinco pratos vencedores da categoria pessoa física, o cardápio oficial conta ainda com os seguintes pratos: “Filezinho à Moda Tupã”, feito pelo Forno e Fogão; “Frango da Roça”, Salgados Finos; “Flor de Tupã”,  Madrugão Lanches; “Abadejo Sertanejo”, Restaurante Toulouse; e “Costelinha Afrodite”, Max-Café Grill. Estes restaurantes participaram do concurso na categoria pessoa jurídica. Os pratos desta categoria podem ser consumidos nos próprios estabelecimentos.

Comissão

A Comissão Parlamentar Especial da Câmara Municipal, responsável pelo concurso, criada pela Resolução 04/2014, é composta pelos vereadores Antônio Alves de Sousa “Ribeirão” (presidente), Luis Carlos Sanches e Rudynei Monteiro (membros). O objetivo é consolidar a gastronomia local como um dos atrativos do turismo tupãense.

O presidente da Câmara Municipal, Antonio Alves de Sousa, “Ribeirão”, ressaltou que o concurso tinha como objetivo criar 10 pratos para Tupã. “Agora está criado este cardápio da nossa estância turística. Tupã, a partir de agora, deu o primeiro passo de uma história longa que é a gastronomia. Se temos produtos da terra, temos que prestigiar esses produtos. Percebemos que a partir desse momento estamos estimulando aquilo que produzimos”, observou.

O vereador Pastor Rudynei Monteiro, parabenizou todos os participantes e os vencedores do concurso gastronômico. “A iniciativa foi uma forma de valorizar a gastronomia local e os produtos de nossa terra. Isso é extremamente importante para nossa estância turística ter um cardápio que vem engradecer o nome de Tupã. O concurso valorizou os talentos e a gastronomia local”, destacou.

O vereador Luis Carlos Sanches também parabenizou os participantes, patrocinadores e a TV Câmara. “Espero que venha contribuir com o turismo, que venha perpetuar assim como os outros festivais tem atraído turistas para Tupã. Agora importante é divulgar estes pratos pela região para que as pessoas quando vierem aqui possam provar. Isso vai contribuir com a geração de renda e fortalecer o setor gastronômico”, destacou.

Segundo a secretária Legislativa de Comunicação, Talitha Dalacosta, o evento foi um sucesso e a comissão especial Parlamentar está estudando uma forma de apresentar este cardápio composto por 10 pratos à população de Tupã e região.

O 1º Concurso Gastronômico Sabores de Tupã contou com o apoio das rádios Tupã AM/FM, Cidade FM, Interativa FM e Band FM, patrocínio da Global e Gás Pontual e parceria com o curso de Nutrição da Uniesp/Esefap.