Parlamento Jovem 2014 visita a Assembleia Legislativo e o Palácio dos Bandeirantes

Publicado em: 07 de novembro de 2014

Depois de conhecerem o dia a dia do Legislativo tupãense, promover sessões e discutir os projetos de lei, os vereadores mirins tiveram uma nova experiência. Desta vez, eles participaram de uma viagem cívica e cultural em São Paulo. O vereador Caio Aoqui, representando a comissão do Parlamento Jovem 2014, juntamente com algumas mães, acompanhou esta atividade.

No primeiro dia na capital paulista, os vereadores mirins visitaram a Assembleia Legislativa (Alesp). Num bate-papo com o deputado estadual Orlando Morando (PSDB), o grupo conheceu um pouco mais sobre o trabalho parlamentar. O prefeito Manoel Gaspar, que estava na Alesp, também conversou com os vereadores mirins. “Foi uma oportunidade única, além de conhecerem a Assembleia Legislativa, eles puderam fazer perguntas ao deputado Orlando Morando”, contou o vereador Caio Aoqui.

Após o bate-papo, os vereadores mirins visitaram o gabinete de outros dois parlamentares: Gilmaci Santos (PRB) e Hélio Nishimoto (PSDB). Os jovens tupãenses acompanharam também a sessão parlamentar.

Já no segundo dia de atividade, os vereadores mirins visitaram a Pinacoteca, onde tiveram uma aula sobre a história da arte no Brasil. No período da tarde, o grupo conheceu o Memorial da Resistência, local que retrata a história de repressão que marcou o país nos tempos da ditadura militar. Os jovens visitaram as celas e ouviram relatos de presos políticos que foram torturados.

Outro local visitado foi o Museu de Arte Sacra, que fica no Mosteiro da Luz, localizado na Avenida Tiradentes, no centro de São Paulo. O lugar abriga peças e imagens sacras.

Para encerrar as atividades, os vereadores mirins visitaram o batalhão da Rota (Rondas Ostensivas Tobias Aguiar). Eles conheceram um pouco da história da polícia paulista, que está presente nos monumentos construídos no pátio do batalhão, e acompanharam a saída das viaturas.

Parlamento Jovem

O Parlamento Jovem é um programa de cidadania implantado pela Câmara Municipal de Tupã em 2001. A proposta é aproximar o jovem da política. Neste ano, a comissão executiva do Parlamento Jovem, formado pelos vereadores Luis Carlos Sanches (presidente), Caio Aoqui (vice-presidente) e Valter Moreno Panhossi (membro).

Já os vereadores mirins são: Ana Vitória Souza de Carvalho (Partido da Cultura), Ana Clara Franchi Ruiz, (Partido da Natureza), Loredana Cardim (Partido da Saúde), Rafael Alves Gonçalves (Partido da Educação), Ana Clara Neto da Silva (Partido da Natureza), Ana Luiza Vidrich Garcia (Partido da Natureza), Acsa Thalita Ferreira Pimenta dos Santos (Partido da Natureza), Maísa Pereira Ragovesi  (Partido da Natureza), Edson Eduardo Cândido (Partido da Segurança Pública), Ariel Alexandre Gonçalves da Silva (Partido da Educação), Francine Yuka Shiroiwa (Partido da Saúde), Vitória Caroline da Silva Emygdio (Partido da Saúde), Jhonatan Cristian Grassi da Silva (Partido da Juventude), Luiz de Souza Leão, Alexandre da Silva Ferreira (Partido da Segurança Pública) e Gabriel Aurélio dos Santos (Partido da Saúde).

O vereador mirim Alexandre da Silva Ferreira destacou que a viagem foi muito interessante, pois serviu de base para conhecer ainda mais o trabalho do Poder Executivo e do Poder Legislativo. “Gostei muito porque também conhecemos vários atrativos históricos e culturais como o Museu da Arte Sagra que abriga várias preciosidades”, comentou.

O vereador mirim Ariel Alexandre Gonçalves destacou que o passeio contribuiu para que ele ampliasse seus conhecimentos políticos e culturais. “Foi interessante conhecer como funciona a Assembleia Legislativa e o trabalho do governador. A juventude precisa se envolver mais na política”, disse.

Para a mãe da vereadora mirim Acsa Thalita, Priscila Ferreira Pimenta dos Santos, o passeio foi interessante porque transmitiu conhecimento aos jovens. “O que mais me marcou foi visitar o Memorial da Resistência pelo valor simbólico e histórico que o local possui”, destacou.