Valter Moreno pede recursos para reforma do Ambulatório de Saúde Mental

Para reformar o prédio do Ambulatório de Saúde Mental, o vereador Valter solicitou ao Poder Executivo e ao deputado estadual Orlando Morando que intercedam pela liberação de R$ 400 mil.

Publicado em: 01 de dezembro de 2014

Para reformar e ampliar o prédio que abriga o Ambulatório de Saúde Mental, o vereador Valter Moreno Panhossi solicitou ao Poder Executivo e ao deputado estadual Orlando Morando que intercedam pela liberação de R$ 400 mil do governo estadual. A equipe do projeto trabalha hoje com a mesma estrutura de quando o prédio foi inaugurado em 1994.

O vereador Valter Moreno observou que o prédio é antigo e necessita de reforma e ampliação para abrigar uma nova recepção. “Hoje, além de o imóvel ser pequeno e aberto, deixando os usuários expostos as intempéries do tempo, não existem bancos apropriados, apenas uns poucos bancos de cimento”, informou.

Inaugurado em 10 de outubro de 1994, o Ambulatório de Saúde Mental, localizado na Avenida Tapuias esquina com a Rua Cherentes, região central da cidade, atende pacientes de Tupã e região (Parapuã, Rinópolis, Bastos, Iacri, Arco-Iris, Herculândia, Queiroz e Lucélia).

Segundo o vereador Valter, o serviço, mantido totalmente pela Prefeitura de Tupã, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, tem como público alvo portadores de transtornos psiquiátricos, dependentes químicos (drogas lícitas ou ilícitas), doenças mentais, neurose e psicose.  “O programa oferece atendimento psicológico, de enfermagem, médico (psiquiátrico) e terapia ocupacional”, informou.

De acordo com o coordenador do ambulatório, Fernando Neves Januário, para atender os pacientes, o Ambulatório de Saúde Mental conta com seis psiquiatras, dois enfermeiros (sendo que um dos profissionais também exerce a função de coordenador), quatro auxiliares de enfermagem, sete psicólogos, duas assistentes sociais (sendo uma profissional estagiária), dois oficiais administrativos, dois terapeutas ocupacionais, dois atendentes de farmácia, dois seguranças, três atendentes e uma pessoa que trabalha com os serviços gerais. O atendimento acontece por meio de encaminhamento, mas atendimentos de urgência e emergência também são feitos.

Após ter a indicação aprovada pela Câmara Municipal, o vereador Valter espera contar com o apoio do deputado estadual Orlando Morando para viabilizar este investimento. “Estivemos no local e constatamos que o prédio precisa de uma reforma e ampliação para melhor atender os pacientes e oferecer melhores condições de trabalho aos profissionais”, destacou.